A zamioculca é uma planta linda, de caules mais eretos e folhas ovais bem verdinhas e brilhantes. Ela atinge um porte médio e fica maravilhosa na decoração da casa, em vasos maiores pelos cantos dos ambientes, num hall de entrada ou varanda. Saiba mais sobre como cultivar essa planta e também veja fotos para se inspirar a usá-la na decoração.
Características da zamioculca
O nome científico dessa planta é Zamioculcas zamiifolia, e ela é nativa da Tanzânia. Seu habitat natural é em florestas quentes, onde elas ficam sombreadas por outras plantas maiores. Por isso, se adaptam muito bem a ambientes internos, sem sol direto sobre as folhas.
A altura média que chega é 1 metro, mais ou menos, então é uma planta para manter no chão, em um vaso maior, sozinha ou cercada por vários outros vasos de diferentes tamanhos.
Aliás, é até melhor que ela esteja cercada por outras plantas mais baixas e mais altas, pois assim você consegue reproduzir melhor na sua casa o ambiente natural da planta, e ela vai crescer mais bonita.
É importante lembrar que essa planta é tóxica para animais e crianças. Então se existe o risco de contato, é melhor escolher outra opção para sua casa.
Dicas de cultivo
Para que a sua zamioculca se desenvolva bem forte e bonita, precisa ter cuidados com a iluminação, a rega, a adubação, e também outras dicas simples, nada de incomum, que vai ver a seguir.
Iluminação
Como já mencionado, no seu habitat natural essa planta fica cercada por outras, maiores e menores, e por isso está sempre protegida. Então, não precisa deixá-la em sol pleno. Se quiser, pode deixar, pois ela vai sobreviver, desde que com boa rega.
Mas, é ótima para manter dentro de casa, em um espaço bastante iluminado, mas sem pegar sol direto. Nesse ambiente interno e com luz indireta ela vai ficar mais verde.
Rega
Quanto à rega, precisa tomar cuidado. Se notar que as folhas da planta começam a ficar feias, amareladas ou meio murchas, parecendo doentes, é sinal de que você está dando água em excesso para ela. É possível que a planta desenvolva doenças por isso. Ela pode não parecer tão doente, mas suas raízes estarão apodrecendo.
Então, cuidado com o excesso de água, mesmo quando pensar que está dando pouca água. Isso porque, se você olhar as raízes dela, vai perceber que são bem grossas, longas e que ela cria pequenas batatinhas, que são reservatórios de água.
Ou seja, mesmo quando a terra parecer seca, ainda vai ter bastante água para manter a planta saudável, em especial de estiver sendo cultivada em meia sombra.
Manchas nas folhas
Além do excesso de água, pode ser que apareçam manchas escurecidas com leves rasgos nas folhas da planta. Isso por ser por causa do frio e do vento, caso ela esteja nesse clima. A única coisa a fazer é manter a planta em um local abrigado do frio e do vento durante o inverno.
Limpeza
Para manter as lindas folhas da zamioculca sempre brilhantes, você pode usar um paninho limpo para remover a camada de pó que se forma sobre as folhas. Pode também retirar as folhas amareladas para que estas não atrapalhem o crescimento das saudáveis.
Adubação
Essa é uma ótima planta para quem não tem muito tempo para cuidar. Sua manutenção é bem baixa, inclusive quanto à adubação, que pode ser feita a cada seis meses ou uma vez ao ano. Pode usar um adubo NPK 10-10-10 ou outro fertilizante recomendado para folhagens.
Reprodução
Se quiser aumentar a sua produção de zamioculcas para ter vário vasos espalhados pela casa, faça a reprodução dela usando as folhas, sem caule.
- Retire com cuidado algumas folhas da sua planta saudável.
- Prepare um vaso com furos no fundo e com um substrato bem leve e com pedaços maiores, para ter espaço para enraizar.
- Coloque algumas folhas nesse vaso, com a parte cortada voltada para baixo, levemente enterradas, só a base.
- Mantenha o substrato úmido e deixe o vaso em local com boa claridade, sem sol direto. Vai levar uns 2 meses e meio para começar a brotar as raízes, se estiver em estações quentes. Pode levar ainda mais tempo se for em épocas frias.
- Só depois de todo esse tempo é que você pode transplantar as folhas enraizadas para um novo vaso.
Como usar zamioculca na decoração
Agora que já sabe como cuidar dessa linda planta, inspire-se com algumas fotos para decorar sua casa com ela.
O ponto de cor no ambiente neutro
Um conjunto de vasos nos degraus
Zamioculca na mesinha de centro quando ainda é mudinha
Em um vaso alto no canto da sala
Zamioculca em um vaso de cerâmica
Perto de várias plantas na janela
Sobre o balcão
Zamioculca no home office
Um hall de entrada sóbrio, moderno e natural
Vaso gigante na cozinha estilo industrial
Zamioculca nos corredores da casa
Crédito das imagens: Decor Fácil
Veja também: 7 dicas para ter sucesso na horta