avião
Imagem: Reprodução

Youtuber provoca acidente de avião para ganhar visualizações

Ele poderia ter causado problemas ao fazer seu avião cair de propósito

Publicidade

Para ganhar visualizações nas redes sociais, muitas pessoas passam dos limites. Uma dessas pessoas é o youtuber Trevor Jacob, que abusou da sua licença para pilotar avião.

Em novembro de 2021, ele derrubou seu avião monomotor de propósito na mata da Califórnia só para ganhar visualizações de seus seguidores.

Na visão de Trevor, tudo o que ele fez foi um vídeo de aventura. Como tinha licença para pilotar, não achou que estaria cometendo algum crime. Mas, a conclusão da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) foi outra.

Veja também: Passageira malcomportada em avião recebe maior multa da história

Publicidade

O suposto acidente do avião monomotor

No dia 24 de novembro de 2021, Trevor Jacob estava sobrevoando a floresta nacional de Los Angeles com seu avião monomotor, um Taylorcraft BL-65 de 1940. Ele estava gravando tudo, sentado na cabine de comando, então contou: “estou sobre as montanhas e… estou com o motor desligado”.

Como ele próprio contou enquanto gravava o vídeo, a hélice do avião havia parado de funcionar. Então, ele decidiu saltar do avião, que iria acabar caindo e batendo em algum lugar.

Trevor filmou tudo usando um bastão de selfie, antes de pousar com seu paraquedas em um campo aberto. Nas imagens, é possível ver o avião vazio acelerar em direção às montanhas antes de cair no deserto.

Aproveite e veja: Mulher tenta embarcar em avião transportando botijão de gás

Publicidade

O “acidente” não convenceu

De fato, Trevor conseguiu atingir seu objetivo de gerar muitas visualizações com sua “aventura”. Mas, sua atitude chamou a atenção da FAA, que resolveu investigar o ocorrido.

Em abril de 2022, o resultado das investigações foi divulgado, junto com a sentença do jovem:

“Em 24 de novembro de 2021, você demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade por saltar de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente”, diz o órgão em sua análise.

Publicidade

“Se você não entregar seus certificados [de aviação] imediatamente, estará sujeito a outras ações legais, incluindo uma penalidade civil de até para $ 1.644,00, para cada dia que você não entregar”, completa.

Veja também: Empresa aérea organiza viagens para que casais façam sexo no avião

Indícios que ajudaram na investigação

Trevor não foi tão meticuloso na hora de preparar o “acidente” que provocaria para chamar a atenção dos seguidores.

Publicidade

Não foi difícil para os agentes da FAA descobrirem que o jovem ex-piloto aventureiro tinha planejado tudo. Veja quais foram os principais indícios:

Excesso de câmeras no avião

Jacob anexou diversas câmeras na parte externa do avião, incluindo uma lente na direção da hélice para gravar imagens do lado de fora e do interior do avião durante o voo.

Ele também usou um bastão de selfie para se gravar, e a continuidade das gravações após o acidente levantou um alerta nos investigadores.

Publicidade

Mochila de paraquedas

Jacob vestiu uma mochila com paraquedas antes de decolar.

Descarte dos destroços do avião

A agência descobriu que Trevor havia recuperado e descartado os destroços do avião. As câmeras anexadas na aeronave foram retiradas.

Ausência de procedimentos

A porta do piloto do lado esquerdo foi aberta antes do youtuber alegar falha no motor.

Existiu uma falha de contato com o controle de tráfego aéreo na frequência de emergência antes de Trevor pular da aeronave.

Publicidade

Ele não fez nenhuma tentativa de procurar áreas seguras para pousar, apesar das opções disponíveis dentro do alcance de segurança.

I Crashed My Plane

Veja também: Medo de avião: de onde vem e o que fazer para lidar?

Fonte: UOL/The Guardian

PODE GOSTAR TAMBÉM