Geralmente, a expectativa média de vida de um cão é de 15 anos. Existem muitos casos de cães que chegam aos 18 ou até aos 20 anos de idade, mas não é tão fácil ver uma dupla que chega saudável aos 26 anos, o que corresponde a 117 anos de um humano.
Porém, Tom e Candy, dois yorkshires terrier, estão aí para provar que é possível. Eles são cuidados, desde 1993, pela tutora Carol Sault, de 74 anos.
Tom nasceu de uma cadelinha que Carol tinha, e nem sabia que estava grávida. Então, logo depois, ela adquiriu Candy, pois gostaria que eles tivessem filhotes juntos, o que acabou nunca acontecendo. Na foto abaixo, Tom quando tinha alguns dias de vida, em 1993.
Carol conta que Tom está cego por conta da idade, mas fora isso, eles só vão ao veterinário para consultas de rotina, já que nunca ficam doentes. E se você pensa que eles se alimentam apenas com ração, está enganado.
Carol não dá ração a Tom e Candy. No cardápio deles tem biscoitinhos amanteigados, batatas amanteigadas e chá.
“Eu nunca pensei em comprar comida especial para cães — eu costumava dar salsichas, mas elas estavam ficando muito gordos, então tivemos que acabar com isso. Mas eles adoram biscoitos e batatas com bastante manteiga”, conta a tutora.
Será que esse é o segredo da longevidade, junto de muito amor e cuidado? O fato é que ambos estão levando uma vida muito tranquila. Carol só foi ter a certeza da idade deles quando encontrou suas certidões de nascimento. Ela sabia que eles tinham por volta dos 20 anos, mas não se lembrava mais exatamente a idade.
Não é possível ter a certeza de que Tom e Candy sejam mesmo os cães mais velhos da Grã-Bretanha, mas entre os conhecidos, o título é deles. Antes disso, um yorkshire terrier chamado Jack, de 26 anos, foi proclamado o cão mais velho da Grã-Bretanha em 2016, mas morreu naquele ano.
Veja também: Cabra com ansiedade se acalma quando está fantasiada