Tossir é um ato natural do seu corpo em reação a algo que está lhe fazendo mal. Quando isso acontece, o sintoma pode ser bastante desagradável. A tosse fica persistente, e conviver com ela pode ser muito chato. Para resolver isso, aprenda a fazer um xarope de nabo para a tosse que é tiro e queda!
A receita é simples e o nabo é um vegetal muito completo. Ele é um expectorante natural que ajuda a aliviar diversos desconforto nas vias respiratórias.
Como fazer xarope de nabo para a tosse?
Muita gente acha complicado, mas fazer xarope de nabo para a tosse é bastante fácil. Além disso, fica muito mais barato que comprar um medicamento na farmácia. Outra grande vantagem de optar pelo xarope é que ele é completamente natural, livre de conservantes e substâncias que possam lhe fazer ainda pior.
Vale lembrar também que a receita a seguir é voltada para tratar tosse produtiva persistente, ou seja, aquela que faz você eliminar catarro. O medicamento caseiro alivia o sintoma, mas será preciso que você consulte um médico, para ver qual a causa da sua tosse.
Ingredientes
- Nabo: uma unidade;
- Açúcar: o quanto bastar.
Modo de preparo e uso
1. Retire a tampa do nabo, lave-o bem e cave um buraco grande no centro.
2. Encha o buraco com o açúcar da sua preferência.
3. De preferência, deixe o nabo com o açúcar repousar de um dia para o outro.
4. Tome duas colheres de sopa por dia.
Xarope de nabo emagrece?
O xarope de nabo para a tosse funciona e muito bem. Mas muita gente se pergunta se ele por acaso também não emagrece. E a verdade é que não. Pelo contrário, a receita acima pode até engordar, visto que é feita com açúcar.
A confusão que acontece aqui tem a ver com o fato de que o nabo é um vegetal emagrecedor. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele possui poucas calorias e produz sensação de saciedade. Porém, isso só ocorre ao ingerir o nabo em pratos e receitas.
Outros benefícios do nabo
O nabo é um vegetal muito menosprezado na culinária. Muita gente desgosta por causa do sabor. Contudo, se for bem feito, o nabo pode sim ficar delicioso. E mais! Cada 100 gramas tem pouco mais de 30 calorias, o que quer dizer que o vegetal é um grande aliado da dieta.
1. Emagrece
Como você viu acima, o nabo é pouquíssimo calórico. Ele é também rico em fibras e pobre em carboidratos. E, apesar a aparência, o nabo é um tubérculo, como a batata e o aipim. Esses alimentos ajudam a dar uma grande sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.
Em diabéticos, ele ainda atua no controle da glicemia, evitando picos de glicose no sangue.
2. É bom para o intestino
Tanto o tubérculo quanto o xarope de nabo para a tosse são bons para o intestino. Isso porque o vegetal contém fibras que estimulam os movimentos peristálticos. Isso previne doenças como diverticulite, diminui gases e evita a inflamação do cólon.
3. Faz bem ao coração
Como muitos outros vegetais, o nabo não é exceção. Ele é rico em potássio, que atua como um vasodilatador natural e faz com que o organismo elimine o excesso de sódio através dos rins. Tudo isso diminui as chances de você desenvolver hipertensão, por exemplo.
A vitamina C presente no tubérculo também é benéfica para a redução do colesterol. Além disso, o nabo tem ainda piridoxina e ácido fólico, que protegem e restauram os vasos sanguíneos.
4. Previne o câncer
Todos os tubérculos da mesma família do nabo são abundantes em glucosinolatos. A substância, que também dá o gosto amargo ao legume, atua como um anticancerígeno no organismo. Alguns estudos comprovam que o consumo frequente de nabo pode evitar o desenvolvimento de tumores nos pulmões, mamas, fígado, cólon e bexiga.
5. Alivia sintomas de asma
Você sabia que o nabo é um santo remédio para asma? As quantidades de vitaminas no tubérculo são grandes e concentradas, o que ajuda a aliviar os sintomas dessa doença crônica.
Fazer o xarope de nabo para a tosse e aplicá-lo em situações de crise de asma pode ser uma boa ideia, desde que o seu médico esteja de acordo. O vegetal também ajuda a proteger o seu organismo dos agentes nocivos da poluição.
6. Deixa os cabelos e a pele lindos
Esse é mais um daqueles alimentos que melhora você de dentro para fora. O nabo é cheio de antioxidantes, compostos que previnem o envelhecimento das células. Os minerais presentes no tubérculo também atuam diretamente nos folículos capilares, deixando-os mais fortes e brilhosos.
Fonte: TNT
Veja também: Raízes comestíveis