Você sabia que, além de deliciosa, a manga é um remédio natural? Isso porque ela é rica em mangiferina, uma substância repleta de benefícios, que você precisa conhecer. Entre eles, está o aumento da imunidade e proteção contra diversas doenças. Saiba quais são e como preparar o xarope e o chá, aproveitando todos eles.
Benefícios da mangiferina
De acordo com a Embrapa, “estudos farmacológicos demonstraram que extratos da mangueira
possuem atividades antiviral, antibacteriana, analgésica, antiinflamatória, imunomodulatória. Além disso, seu extrato exibiu propriedades antidiarreica, hipoglicemiante e hipolipidÍmica“. E se pode aproveitar todas as partes, como as folhas, frutos e até a casca, pois todos contêm mangiferina.
Se você quer uma maior concentração desse composto polifenoico, deve usar principalmente as folhas e casca da árvore. A casca da manga também tem uma boa concentração, mais do que a própria polpa. Então, vale a pena aproveitar para bater a casca também no suco. Isso vai deixar a bebida mais gostosa e saudável. Veja o que a Embrapa cita como principais benefícios:
- Neuroprotetor: ajuda no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson, além de proteger o tecido cerebral e diminuir a morte celular;
- Cardioprotetor: também o coração é beneficiado pelo consumo do xarope de manga. Isso porque ele reduz a quantidade de colesterol, triglicerídios e ácidos graxos livres;
- Hepatoprotetora: a mangiferina ajuda a proteger o fígado, reduzindo o dano oxidativo a nível celular;
- Antioxidante: possui forte ação antioxidante, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce e garante maior imunidade;
- Anti-inflamatória e imunomoduladora: a mangiferina “ajuda na regulação de vários eventos, como a replicação viral, tumorogênese, inflamação e várias doenças auto-imunes“.
Como fazer xarope de manga
O xarope de manga é feito com as folhas e tem uma boa concentração de mangiferina. Ele só pode ser usado por crianças acima dos 3 anos, no máximo 2 colheres de sobremesa ao dia. Já para os adultos, podem ser 2 colheres de sopa. Se guardado na geladeira, tem validade de até um mês. Veja o que vai precisar:
Ingredientes
Folha de manga (secas ou frescas): 6 unidades;
Gengibre: 4 colheres (sopa);
Açúcar de coco: meia xícara;
Água: 500 ml.
Modo de preparo
- Em uma panela, coloque as folhas de manga e o gengibre;
- Quando levantar fervura, deixe mais 3 minutos, desligue e tampe;
- Assim que amornar, adicione o açúcar e mexa até dissolver bem;
- Se necessário, aqueça um pouco mais a água, mas não deixe ferver;
- Coe e coloque em uma garrafa fechada na geladeira por até um mês.
Chá de casca do tronco da mangueira
Ainda mais concentrado do que o xarope, esse chá é perfeito para gargarejos, compressas e também para tomar. Nesse caso, só é recomendado para os adultos, sendo duas colheres de sopa ao dia. Anote o preparo:
Ingredientes
Casca do tronco da mangueira: 1 colher (sopa);
Água: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Coloque em uma panela, a água e a casca ralada;
- Quando levantar fervura, conte 3 minutos, desligue e abafe;
- Assim que esfriar, pode colocar em um pote de vidro ou garrafa com tampa;
- Guarde na geladeira, por no máximo 3 dias.
Lembre-se de essas são dicas naturais e não substituem o tratamento médico. Sempre pergunte a opinião do seu médico ou nutricionista antes de fazer uso de qualquer medicamento ou suplemente, mesmo que natural.
Veja também: Folha de manga: os 10 benefícios para a sua saúde e como usá-la