Já conhecia a famosa receita de xarope de babosa para imortalidade, que os egípcios consumiam? Historiadores afirmam que a babosa já era utilizada como remédio desde o antigo Egito, até Cleópatra a utilizava na pele e nos cabelos.
Seus compostos são base para inúmeros cremes, pomadas, cosméticos e suplementos, sendo consumida em natura há muito tempo. Fortalece o sistema imunológico e combate uma série de doenças.
A planta resiste a secas, ao sol forte, se adapta bem em climas amenos, sem geadas, cresce com uma rapidez inacreditável, é resistente a pragas e ainda dá lindas flores exóticas para nossa contemplação.
Planta suculenta, resistente e adaptável, a babosa é riquíssima em colina, minerais, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cálcio, cloro, ferro, manganês, vitaminas A, B6, B1, B2, B3, E e C, bem como em ácido fólico e lignina.
Devido a essa imensa quantidade de nutrientes, aumenta a imunidade, deixando o organismo mais forte e cura desde queda de cabelo a coisas mais complicadas, como diabetes, pois controla os níveis de açúcar no sangue.
Saiba escolher bem o tipo de babosa para usar em suas receitas, pois somente duas espécies são consumíveis, a Aloe barbadensis e a Aloe arborescens.
Veja também: Benefícios do mel de babosa para os cabelos
Para que serve a babosa
- Hidratante para o cabelo: Após retirar o gel da babosa, aplique nos cabelos e massageie. Deixe agir por dois minutos e lave normalmente.
- Aditivo para o shampoo: Quando já tiver usado um pouco do frasco, acrescente 3 colheres de gel de babosa ao shampoo e sacuda bem.
- Redução das acnes: Espalhe o gel de babosa na região afetada e aguarde 10 minutos. Em seguida, lave bem o rosto.
- Tratamento para estrias: Aplique o gel nas estrias e deixe agir por meia hora. Lave normalmente.
- Gengivas inflamadas: Passar o gel nas gengivas irá reduzir o inchaço e aumentar a imunidade. Cuidado, tem o gosto bem amargo.
- Hidratante para pele muito seca: Passe o gel onde a pele estiver muito seca, esbranquiçada ou rachando
- Creme de barbear: Aplique nos locais a serem barbeados e passe a lâmina. Isso evita a formação de pelos encravados e alergias.
Lembre de sempre testar em uma pequena área do corpo antes de usar! Se ocorrer prurido e vermelhidão intensos, não use.
Para retirar o gel, basta abrir a folha no sentido do comprimento e passar a colher.
Xarope de babosa
Além dos usos acima, você pode também fazer um xarope para uso diário, que trata uma infinidade de doenças e fortalece o sistema imunológico. Tem um sabor amargo, mas vale a pena, não é? Vamos à receita!
Ingredientes
- Duas folhas de babosa
- 500 g de mel de abelha
- 50 ml de destilado
Modo de fazer
- Retire o gel da babosa e bata com os outros ingredientes no liquidificador por cinco minutos. Não precisa coar. Coloque em frasco escuro desinfetado e mantenha refrigerado.
- Tome 1 colher de sopa, 3 vezes ao dia, antes das refeições.
- Como o xarope limpa o sangue, pode ser que apareçam pontos vermelhos pelo corpo. O intestino também será beneficiado.
- Não tome por mais de 30 dias. Retire o mel, caso seja diabético. Ele está na fórmula para melhorar o sabor.
Veja também: Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer