Se você cultiva plantas há anos ou está começando agora a cultivar, já percebeu que as opções de espécies para ter dentro e fora de casa são praticamente infinitas, uma mais linda que a outra. Para ficar com vontade de ter mais uma, agora você vai saber mais sobre a xanadu, uma planta brasileira e muito ornamental.
Características gerais da planta xanadu
O nome científico dessa planta era Philodendron xanadu até pouco tempo atrás, mas recentemente foi mudada de gênero, passando a ser uma Thaumatophyllum xanadu. Mas ela é popularmente chamada só de xanadu. Sua origem é brasileira, da Mata Atlântica, e ela pode ser cultivada de várias formas, inclusive em vasos.
Suas folhas são de um verde brilhante lindo, bem viçoso, possuem recortes em toda a extensão e também nervuras bem marcadas em tons rosados.
As folhas ficam sustentadas na ponta de cada haste que fica comprida e ereta, mas ligeiramente curvada, deixando a planta exuberante e volumosa, com um visual bem tropical. Ela atinge cerca de 1 metro de altura e 1,60 de diâmetro, então é bom reservar um espaço maior para ela na sua casa ou jardim.
Iluminação
A xanadu é uma planta que se adapta bem tanto à meia sombra quanto sob sol pleno, de preferência sendo acostumada desde pequena com o sol para evitar que queime suas folhas. A meia sombra é mais indicada para locais com clima muito quente e seco. Se não tiver sol direto para oferecer à ela em nenhuma hora do dia, pode mantê-la em local de sombra, mas bem iluminado, com sol indireto.
Raízes aéreas da xanadu
Depois de algum tempo, quando a planta já está pela metade do tamanho que pode atingir, vão começar a aparecer raízes para fora da terra, chamadas de raízes aéreas. Não se preocupe, pois não é nenhum problema ou erva daninha. A função dessas raízes é para que a planta consiga ficar mais firme quando está no seu habitat natural, já que quando cresce, fica mais pesada.
Substrato
Não tem nada de especial que precise fazer com o substrato da xanadu para o plantio. Só escolha um solo rico em matéria orgânica para que ela tenha bastantes nutrientes disponíveis para crescer.
Regas
Como em boa parte das plantas, o solo para a xanadu precisa estar úmido, mas não encharcado. Ela vai precisar de regas mais frequentes se for mantida sob sol pleno e também no verão. Mas, de modo geral, é só ficar de olho para não deixar o substrato totalmente seco. Coloque-a em um vaso com furo, caso vá cultivar em vaso, para fazer um bom escoamento da água.
Veja também: dicas de cultivo da pilea