Com o avanço da tecnologia, é comum as pessoas estarem conectadas a internet o tempo todo. Redes sociais, emails, mensagens instantâneas, sites de notícias e jogos eletrônicos, esses são alguns dos exemplos de entretenimento que mantém as pessoas em conexão permanente. Mas o que poucos sabem é que estar conectado ao wi-fi 24h por dia tem muitos perigos.
Perigos de estar conectado ao wi-fi 24h por dia têm sido investigados e os resultados são de assustar!
Mesmo que não você queira, automaticamente seus aparelhos eletrônicos se conectam a rede existente: seja em casa, no trabalho, na escola, no restaurante, academia, parques…há rede em qualquer lugar. Por um lado, facilita a nossa vida e nos mantém informados e em contatos com as pessoas em modo virtual. Por outro lado, você nem imagina os perigos que corre devido ao wi-fi.
Um estudo canadense descobriu que as ondas do wi-fi podem afetar os batimentos cardíacos e muito mais. As ondas do sinal da internet causam uma hipersensibilidade eletromagnética que apresenta uma série de sintomas: dificuldade de concentração, tonturas, dores de cabeça, dores musculares generalizadas, irritação da pele, coceira e queimação na pele.
Outro estudo, realizado no Reino Unido, descobriu que o sinal dos roteadores e a sua radiação podem causar distúrbios do sono, fadiga persistente, dores de cabeça fortíssimas e até mesmo câncer. “Estes sintomas são um sinal claro das ameaças concretas que a exposição a este tipo de radiação representa para a saúde humana”, alerta um dos cientistas.
Por precaução, as autoridades francesas aprovaram em fevereiro de 2015 uma lei que proíbe a conexão wi-fi em creches e jardins de infância, destinados a bebês e crianças menores de três anos. Devido a maior vulnerabilidade das crianças e o período de formação neurológica dos bebês, o governo francês preferiu prevenir qualquer tipo de dano que essas ondas possam causar nas crianças.
Como lidar com o problema?
Com a modernidade de hoje, é praticamente impossível que as pessoas abram mão dos seus aparelhos. Portanto, o melhor a fazer é tomar alguns cuidados que irão diminuir a exposição a essas ameaças.
Veja como diminuir os efeitos das ondas eletromagnéticas e radiação emitidas pela conexão wi-fi 24h
- Quando for dormir, desligue o modem. Faça isso também regulamente para se desconectar do mundo virtual e aproveitar a sua família
- Desligue a opção wi-fi durante a noite do seu celular, tablet ou computador
- Mantenha o modem em um local isolado da casa, nunca junto aos quartos ou cozinha