Muitas catástrofes climáticas estão acontecendo em toda parte do Planeta. Furacões, neve além do comum, terremotos e também vulcões em erupção estão deixando o mundo em alerta de perigo.
Neste final de semana (13 e 14/01/2018), o Vulcão Mayon, localizado na Província de Albay, nas Filipinas, mostrou sua lava brilhante em meio a nuvens de fumaça. A pequena erupção aconteceu duas vezes, uma no sábado e outra no domingo. A fumaça dessa atividade, porém, relembrou uma antiga lenda sobre o vulcão
A lenda do vulcão
A imagem acima é uma ilustração feita em cima da fumaça provocada pelo vulcão e remete a uma antiga, e trágica, lenda sobre Magayon. Ela era uma bela mulher que provocou a guerra entre dois povos cujos líderes a disputavam. Na disputa, o seu verdadeiro amor é assassinado e morre em seus braços pouco antes dela se matar com uma faca. O formato da fumaça representaria essa cena. O pai de Magayon, então, enterrou o corpo dos dois no lugar onde, como diz a lenda, surgiu o vulcão.
Na Internet, porém, algumas pessoas dizem que o formato da fumaça representa, na verdade, Maria segurando Jesus. E você, o que vê na imagem?
Autoridades emitem alerta 3
A montanha que abriga o vulcão, com 2.463 metros, ainda não expeliu a lava capaz de queimar tudo o que encontrar pela frente, mas o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas já emitiu alerta de nível 2 para 3 ao longo da semana.
Com a agitação forte que o vulcão está tendo, o risco é de que possam acontecer erupções magmáticas perigosas, que aquecem as águas resultando em muito vapor no céu.
Muitas pessoas já estão sendo evacuadas das zonas próximas para que evitar outro desastre como aconteceu em 1841, quando a lava do Mayon matou 1.200 cidadãos.
O canal EFE Brasil publicou mais informações sobre a situação, veja no vídeo abaixo: