vontade de sumir: o que pode ser
Crédito: Freepik

Vontade de sumir: o que pode estar causando essa sensação?

Quando a vontade de sumir é constante, está na hora de fazer uma pausa para ouvir seu corpo, sua mente e seu coração

Publicidade

Acredite, você não é a única pessoa que tem vontade de sumir às vezes. Esse sentimento é mais comum do que se imagina, e principalmente agora em que as coisas estão difíceis para todos. Mesmo assim é uma sensação que merece atenção porque é um aviso importante. Significa que você está precisando fazer alguma mudança para voltar a se sentir melhor ou, até, dar um novo sentido à sua vida.

O que é a vontade de sumir?

A vontade de sumir é quando você está tão cheio de tudo, ou tão perdido, que queria abrir um buraco do chão e dar uma desaparecida. Isso é o seu corpo dizendo: “preciso de um tempo”.

Você não deve se sentir culpado por querer sumir, como se não estivesse preocupado com a vida dos seus filhos, companheiro, amigos e familiares. Essa sensação não diz respeito a eles, mas a você.

As pausas na vida são necessárias para repensar o que está vivendo e poder reorganizar as coisas para continuar seu caminho.

Publicidade

Use essa sensação como uma oportunidade de analisar sua própria vida e entender o que está acontecendo. Veja quais são os principais motivos para essa vontade de sumir.

Muita pressão no dia a dia

Trabalhar em excesso, não ter folgas, estar com pessoas próximas muito doentes, estar muito doente. Ter muitas dívidas, preocupações, pessoas exigindo que você faça sempre mais e que nunca atrase os prazos. Toda essa pressão é muito difícil de suportar, e aí surge a vontade de sumir para conseguir respirar e apenas descansar.

Falta de autoconhecimento

Muitas pessoas vão levando a vida sem conhecerem a si mesmas. Com isso, aceitam trabalhar em coisas que não gostam, aceitam defender coisas que não acreditam, estar com pessoas que não fazem questão. Quando você não se conhece, vai deixando a vida te levar por qualquer caminho, enquanto suas verdadeiras habilidades não são aproveitadas. Chega um ponto em que você percebe que está tudo errado, e aí dá vontade de sumir e começar tudo de novo.

Aproveite e leia: A importância de se aceitar como é para ser feliz

Publicidade

Falta de propósito

Esse motivo está ligado ao anterior. Quando você não conhece suas verdadeiras habilidades, gostos e competências, acaba não determinando um propósito para sua vida. Assim, também não determina metas para chegar aos seus objetivos. Essa falta de propósito faz você achar que a sua vida perdeu o sentido, que você não tem um lugar nesse mundo.

Dificuldade em falar dos seus sentimentos e expressar emoções

A vontade de sumir pode aparecer quando você não consegue expressar seus sentimentos, emoções, ideias e opiniões de forma efetiva. As pessoas não entendem o que você quer dizer, e você não encontra uma forma de se fazer entender. É angustiante não conseguir se expressar, e às vezes nem é por falta de habilidade em comunicação, mas sim, o hábito de achar que seus sentimentos devem ser guardados para você.

Mágoas guardadas

A mágoa é um sentimento que bloqueia a vida, se você se deixar levar por ela. Sim, é preciso viver os sentimentos de forma verdadeira, mas é preciso deixá-los ir embora também. Quando você é tomado por um sentimento de mágoa e tristeza, fica amargurado, com vontade de se isolar do mundo, como se isso fosse diminuir a dor ou impedir de vivê-la novamente com outras pessoas.

Publicidade

Viver no passado

Assim como a mágoa, existem vários outros sentimentos que prendem as pessoas no passado. Experiências ruins, traumatizantes, que ficam sendo revividas na mente o tempo todo, impedem a pessoa de se libertar e seguir em frente. Então ela começa a sentir uma pressão cada vez mais difícil de suportar, e a única vontade é de sumir.

Transtornos psicológicos

A vontade de sumir também pode ser um sintoma de depressão, ansiedade, transtorno alimentar, de comportamento, uma fobia ou um problema hormonal. O corpo está doente e desequilibrado, então fica difícil tomar as rédeas da situação, pois está além do seu controle.

O que fazer para resolver?

Algumas pessoas conseguem lidar com os próprios sentimentos e com os problemas da vida, mesmo quando dá uma vontade de sumir. Basta que façam uma pausa para pensar sobre tudo o que está acontecendo e começar a traçar soluções para cada coisa.

Publicidade

Às vezes conversar com amigos de confiança, pessoas que têm a inteligência emocional desenvolvida, ajuda muito. Outra solução é buscar por conta própria o autoconhecimento para desenvolver a autoaceitação e descobrir um propósito na vida.

Mas, nem todo mundo consegue chegar a essas conclusões sozinho ou pode contar com pessoas de confiança para desabafar e reorganizar a mente. Nesse caso, o melhor a fazer é se consultar com um psicólogo ou psiquiatra para entender o foco da sua vontade de sumir e ser orientado pelo caminho da solução.

Quando o problema é depressão, ansiedade, muito estresse ou outros transtornos, essa ajuda profissional não é uma escolha, e sim, uma necessidade. A saúde mental deve ser levada a sério. Obter ajuda profissional não é uma fraqueza, mas sim, um sinal de força e de aceitação da realidade. É o melhor que você pode fazer por si mesmo.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM