Menu

Vontade de comer doce fora do normal: o que pode ser e como controlar?

Manter o equilíbrio é essencial para não extrapolar nos doces e acabar afetando a saúde de forma negativa

Crédito: Freepik

Publicidade

Comer coisas doces é muito bom, mas precisa ser com equilíbrio. Principalmente quando são calorias vazias, como açúcar refinado, farinha refinada e adoçantes industrializados.

Abusar desse tipo de doce é aumentar o risco de desenvolver diabetes e suas perigosas consequências, além do risco de obesidade que desequilibra o organismo e pode ser a porta de entrada para diferentes doenças crônicas.

Mas, às vezes é muito difícil controlar a vontade de comer doces, e dos piores tipos. Parece que o corpo precisa sentir uma alta dose de açúcar. Saiba o que essa vontade significa e o que fazer para acalmá-la.

Por que as pessoas sentem uma vontade louca por doces?

Quando bate aquela vontade irresistível de comer doces, como se não pudesse se controlar, pode significar algumas coisas. Por exemplo, um aviso do seu organismo de que você está com falta de algum nutriente, como vitaminas e minerais.

Publicidade

Também pode ser um aviso de que a diabetes está começando a se desenvolver, pois o organismo está ficando resistente à insulina, que controla a absorção de glicose no sangue. Essa é a pré-diabetes e tem reversão se você não deixar evoluir.

Outro motivo é quando uma pessoa sofre com muito estresse ou ansiedade. Nesse grupo entram as mulheres com TPM, que é a fase em que elas têm menos serotonina no sangue, e aí sentem necessidade de ingerir mais açúcar para liberar mais serotonina, o chamado hormônio do prazer.

Pessoas com distúrbios alimentares, como a compulsão alimentar e a bulimia, podem sentir picos de vontade de comer doces (e outros alimentos muito calóricos), e logo em seguida vem o arrependimento, então elas vomitam para se livrar do que comeram.

O que fazer para controlar a vontade por doces?

Como existem diferentes causas para sentir uma vontade incontrolável de comer doces, também existem diferentes soluções.

Publicidade

Primeiro, se você não está na TPM nem com estresse, ansiedade ou distúrbio alimentar, vale a pena fazer um exame de sangue e consultar um médico para saber se precisa de algum tratamento.

Se o médico identificar nos seus exames que é pré-diabetes, ele vai orientar você a fazer mudanças imediatas no seu estilo de vida para não deixar que essa situação evolua para diabetes, que não tem cura.

Veja também: Como baixar a glicose naturalmente e prevenir diabetes tipo 2

Publicidade

Se você perceber – ou se alguém lhe disser – que você tem um distúrbio alimentar, precisa procurar ajuda profissional para lidar com o problema, pois é mais difícil lidar com isso sem ajuda. Pode procurar um psicólogo ou psiquiatra e um nutricionista, que vão trabalhar em conjunto para mudar sua forma de lidar com a comida, começando por entender o que lhe causou esse problema.

Nos casos de TPM, estresse do dia a dia e ansiedade, você pode adotar algumas mudanças de hábitos na sua rotina para aliviar a vontade por doces e conseguir se controlar. Por exemplo:

  • Beber mais de 2 litros de água ao longo do dia;
  • Escovar os dentes depois de cada refeição;
  • Adotar uma alimentação saudável para suprir as necessidades nutricionais do seu corpo;
  • Comer a cada 3 horas para manter a saciedade e a glicemia regulada;
  • Comer mais frutas inteiras, que oferecem açúcar natural, fibras e água;
  • Fazer doces saudáveis em casa ao invés de comprar.

Veja também:

Sair da versão mobile