Quem nasce com cabelos lisos quer cachear e quem nasce com cachos quer alisar. É quase sempre assim e é por isso que tantas cacheadas fazem alisamento no cabelo, já que existem tantos métodos acessíveis hoje em dia com essa finalidade. Depois de alguns meses ou anos de química para esticar os fios, bate a saudade das molinhas e vem a dúvida de como fazer para recuperar cachos após alisamento. Essa fase de retorno ao cachos chama-se transição capilar. Veja no que consiste e o que fazer para que os cachos voltem o mais rápido possível.
5 Dicas para recuperar cachos após alisamento
Os alisamentos que realmente oferecem um efeito liso duradouro são os mais agressivos aos fios, pois alteram sua estrutura. Por isso que não demora muito para que o cabelo alisado apresente sinais de desidratação, desnutrição, opacidade, pontas duplas e tudo que o deixa mais difícil de manter.
Ainda bem que existem soluções para recuperar cachos após alisamento e voltar a viver tranquila, sem ser refém do secador e da chapinha. Além, é claro, de ter de volta o seu maravilhoso visual natural, aquele que está no seu DNA e combina com toda a sua fisionomia.
1. Mantenha um cronograma capilar
O cronograma capilar é fundamental para recuperar cachos após alisamento. Aliás, ele é importante sempre, mesmo depois de voltar a ter os cachinhos. Ele consiste em um calendário com datas mensais para fazer hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, de forma alternada. Assim, vai-se eliminando a química, enquanto os fios voltam ao seu formato natural e com saúde.
2. Use estimulantes de cachos
Ao mesmo tempo em que mantém o seu cronograma capilar mensal, pode fazer uso de bons estimulantes de cachos. Esses produtos são bons em curto, médio e longo prazo, pois além de ajudarem os fios a enrolarem pouco a pouco, também são ótimos para modelar os cachos, junto com o difusor, nessa fase difícil de transição quando os fios estão indefinidos.
3. Faça escova
Durante a transição do liso para o cacheado, a metade de baixo do cabelo está com um liso esquisito, enquanto a metade de cima está com um cacheado também estranho. Então, nos dias em que preferir ficar mais cacheada, use o estimulante de cachos. Já para os dias em que preferir alisar para não se incomodar, faça uma boa escova só com a escova mesmo e o secador, nada de química. Depois aplique um reparador de pontas.
4. Use protetor térmico
Sempre que for utilizar o secador ou a chapinha nos fios para dar aquela ajeitada diária e esconder essa confusão entre liso e cacheado, use um protetor térmico. Esse produto deve ser aplicado antes de expor os fios ao calor, pois sua função é protegê-los do ressecamento. É muito importante fazer essa proteção para não atrapalhar a sua transição e acabar deixando os fios ressecados.
5. Mantenha as pontas aparadas
A disparidade entre a raiz cacheada e a ponta esticada é o que mais incomoda quem vive a transição capilar. Por isso que uma boa dica para recuperar cachos após alisamento é ir cortando o cabelo aos poucos para eliminar as pontas duplas deixadas pela química. Nem todas as mulheres querem radicalizar e cortar tudo, então manter as pontas aparadas ajuda muito no aspecto dos fios e para ir eliminando a química mais rapidamente.
Recuperar os fios é uma missão muito pessoal e, quase sempre, difícil. Veja no vídeo mais sobre esse processo.