vila fantasma
Imagem: reprodução

Você visitaria esta vila fantasma engolida pela natureza?

Não basta ter um espaço para morar. Ele precisa de infraestrutura para manter seus habitantes.

Publicidade

Houtouwan é o nome desta vila fantasma situada no lado norte da Ilha Shengshan, uma das 400 Ilhas Shengsi, na China.

O lugar estava prosperando na década de 1950, quando muitos chineses começaram a se mudar para lá devido ao crescimento da indústria pesqueira.

Cerca de 2 mil pessoas estavam vivendo no local até o final da década de 1980, e foi a partir daí que as coisas começaram a mudar.

Veja também: 10 Fotos mostram as curiosidades da vida na China

Publicidade

Lá pelo início dos anos 1990, os moradores da atual vila fantasma estavam sentindo falta de uma infraestrutura mais adequada para viverem.

Imagem: reprodução

Não havia boas estradas nem escolas para as crianças, além da falta de uma regulamentação adequada para a pesca, que estava prejudicando o trabalho dos pescadores.

Estes motivos foram o bastante para que muitas famílias começassem a fugir do local preocupadas em conseguir uma vida mais digna. Eles foram abandonando a vila aos poucos.

No ano 2000, os últimos moradores já haviam partido, transformando o local em uma vila fantasma, totalmente deserta. Os habitantes locais a chamaram de Wurencun, que significa “aldeia de ninguém”.

Publicidade

O que acontece quando construções são abandonadas? A natureza começa a crescer ao redor e por dentro delas, recuperando o lugar que já era seu antes de humanos destruírem para morar.

Imagem: reprodução

Foi isso que aconteceu com esta vila fantasma, e que fez o seu apelido ter ainda mais sentido. As várias casas que foram erguidas na vila se transformaram em construções verdes, decoradas pela natureza – e até que ficaram bem interessantes.

Tudo ficou ali, parado e abandonado, por cerca de 15 anos, quando várias fotos fascinantes da vila fantasma foram colocadas na internet, atraindo muitas pessoas curiosas.

Publicidade

Aos poucos, a vila começou a receber visitantes não convidados, e as autoridades viram que precisavam fazer alguma coisa. Já que não poderiam impedir que turistas entrassem no vilarejo abandonado, resolveram transformá-lo em um local turístico inusitado.

Os funcionários do governo da Ilha de Shengshan tiveram que implementar medidas para controlar o fluxo diário de turistas e encontrar maneiras de rentabilizar a vila.

Assim, eles montaram uma plataforma de observação, que os turistas podem acessar por US$ 3. Também é possível caminhar pela vila por um preço de ingresso de US$ 8, e sinais foram erguidos para alertar os visitantes de entrarem em estruturas perigosas. Além disso, instalações de acomodação foram criadas em toda a ilha.

Publicidade
vila fantasma
Imagem: reprodução

Esse é um turismo de aventura, considerando que não é tão fácil de chegar, você realmente precisa querer visitar esta vila fantasma.

Para chegar ao vilarejo de Houtouwan, os turistas precisam pegar um barco do continente para Shengshan e, em seguida, pegar um táxi subindo a colina até um cemitério com vista para o vilarejo. Ao chegar ao cemitério, eles precisam descer a pé.

Recomenda-se fazer a visita a Houtouwan durante o verão para uma melhor experiência. Depois de chegar ao local, você pode participar de atividades como caminhadas, fotografar os prédios em ruínas e tomar sol nas praias. Que tal?

Publicidade
A vila fantasma chinesa que foi engolida pela natureza

PODE GOSTAR TAMBÉM