Menu

Atenção: produtos de higiene podem causar lesões graves em nossa pele

Publicidade

Utilizados diariamente produtos de higiene pessoal. Isto é algo tão comum que quando vamos no supermercado compramos um gel de duche ou um desodorizante sem nos darmos conta da sua composição ou de como o mesmo pode conter químicos que prejudicam nossa saúde. Certamente já ouviu dizer que os antitranspirantes provocam câncer da mama, mas na hora de comprar não se lembra de como um produto aparentemente inofensivo prejudica sua saúde.

Muitos produtos de higiene pessoal que usamos na nossa rotina diária são testados em animais, embora tenha sido notório o esforço que existe por parte das empresas para acabarem com estes testes. Mas a verdade é que teste são necessários, para garantir que o produto não é prejudicial a nossa saúde.

Rodney Colley aprendeu da pior maneira o perigo que os desodorizantes e antitranspirantes representam para nossa saúde. Do nada, a pele da axila deste norte-americano começou a ficar vermelha, mas nada fazia prever que o problema estaria num produto de higiene comumente usado.

Mas com o uso contínuo do produto a pele ficou ‘em chamas’, como o próprio refere, formando crostas em torno da axila.

Publicidade

 

Afinal, os produtos químicos utilizados naquele simples desodorizante estavam causando queimaduras na pele do jovem, que usava diariamente aquela marca de desodorizante. A única diferença é que, desta vez, a fragrância era outra.

E não foi a primeira vez que um desodorizante provoca queimaduras na zona das axilas. Michael Smith colocou um vídeo no Youtube onde mostra que sofreu várias queimaduras após usar semelhante produto. E várias pessoas descreveram tamanha reação ao seu produto de higiene habitual.

O órgão de Defesa do Consumidor dos EUA garante que as reclamações são muitas. Várias foram as pessoas que manifestaram fazer reação a estes produtos, mas as empresas não quiseram falar sobre o assunto.

Ameaça

Sabia que os desodorizantes são os produtos de higiene mais vendidos no mundo? Inalar os produtos químicos presentes nos desodorizantes aerossóis provoca alergias, asma e dificuldade em respirar. Para ter noção do perigo, em alguns casos eles podem provocar ataques cardíacos que levam à morte do utilizador.

Publicidade

“Cerca de um em cada três adultos no Reino Unido têm alguma forma de doença alérgica – asma, rinite ou eczema – e seus sintomas são facilmente agravados por produtos perfumados e exacerbados por produtos químicos no aerossol de desodorantes”, refere Maureen Jenkins, diretora de serviços clínicos do Allergy UK.

Os desodorizantes contêm parabenos, uns compostos químicos utilizados na indústria cosmética há cerca de 70 anos.

Mas sabia que os parabenos estão associados ao câncer da mama? Um estudo realizado em 2004 demonstrou que estas substâncias alteram o equilíbrio hormonal do corpo.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile