Menu

4 Perguntas que vão te ajudar a saber se você se irrita fácil com seus filhos

Veja em quais pontos está bem e em quais precisa melhorar

Crédito: Freepik

Publicidade

Criar filhos não é uma tarefa fácil, apesar de ser uma delícia. Mas tem hora que as coisas complicam e fica realmente difícil manter a paciência, apesar de ser fundamental. Existem alguns pontos que podem ser analisados para observar se ela anda mais curta do que deveria. Veja quais são os principais sintomas e como melhorar.

1. Você grita com seus filhos?

Gritar com os filhos não é – nem de longe – a melhor forma de educar suas crianças. Isso porque, além de ensinar como não proceder, você só faz assustar, sem ensinar. Para controlar essa vontade, alguns pontos são fundamentais, como refletir, respirar e respeitar seu filho como o humano que é.

Veja como parar de gritar com seus filhos.

2. Não para um tempinho antes de corrigir?

Assim que você vê a arte, sai correndo e já age, sem ao menos pensar na forma de educar? Isso não é o mais indicado, pois está ensinando seus filhos a serem impulsivos também. Antes de corrigir a atitude, é fundamental que você esteja em equilíbrio. Então, dê um tempinho, respire e pense em qual será a melhor estratégia antes de agir.

3. Aceitar erros está fora de cogitação?

Seus filhos devem ser modelos de perfeição, educação e boas notas, certo? Errado! Cada um tem suas falhas, limites, dificuldades – e isso é absolutamente normal. O que se deve fazer é ir mostrando aos poucos o que deve ser feito, com consciência de que sim, eles provavelmente vão errar novamente.

Publicidade

4. Ter razão é fundamental para você?

Todo mundo erra, até mesmo os pais (ou seria principalmente os pais?). Não existe uma cartilha que ensine como educar os filhos e os modelos ensinados nem sempre são os mais adequados. Como todo relacionamento, pais e filhos estão aprendendo e nem sempre os pais estarão certos. Aprender a reconhecer o erro ao invés de ter sempre razão é fundamental.

Busque sempre entender o que está te irritando de verdade. Às vezes, a vida fica complicada e as crianças se tornam a válvula de escape. Isso está errado. Tente lidar com as frustrações de forma ativa, sem deixar que abalem seu autocontrole. Além disso, aprenda técnicas para relaxar mais, como a respiração consciente e meditação. E o mais importante: tenha paciência também com você, ninguém é perfeito!

Sair da versão mobile