As bebidas alcoólicas são prejudiciais a nossa saúde, é um facto! Quando ingere álcool em excesso ele entra na corrente sanguínea, chagando facilmente ao coração, cérebro ou intestino. Neste artigo vamos mostrar-lhe como o álcool é prejudicial a sua saúde. Não é preciso consumir muitas cervejas ou copos de vinho para que o álcool afete o sistema nervoso central, pois esta substância afeta os neurotransmissores, canais que comunicam entre os nervos.
Consumir álcool em excesso provoca:
- Fala arrastada
- Visão distorcida
- Sonolência
- Dores de cabeça
- Dores de estômago
- Diarreia
- Vômitos
- Dificuldades respiratórias
- Perda da consciência
- Memória fraca
- Queda da perceção e coordenação motora
- Coma alcoólico
Mas não é só: como não estão com as suas faculdades mentais a funcionarem plenamente, pode tropeçar em objetos, cair ou desmaiar, fazendo com que se machuque.
E não se esqueça: se beber não conduza, pois o álcool é responsável por muitos acidentes de viação. Esta substância, quando entra em contacto com o cérebro, reduz a capacidade de reação perante situações adversas, afeta a coordenação motora e a visão. Isto faz com que não consiga reagir perante uma travagem brusca do carro que segue em sua frente ou se alguém estiver a atravessar a estrada. Pode parecer que circula devagar, mas como o álcool afeta a visão, é provável que vá a alta velocidade. Mas o álcool é mais perigoso para o seu organismo do que pensa, pois existem sintomas que se manifestam a longo prazo, resultado de um elevado consumo desta substância. Deixamos aqui alguns:
- Arritmia cardíaca
- Falta de ar
- Infeções respiratórias
- Pressão alta
- Inflamação da mucosa do estômago
- Anemia
- Imunidade baixa
- Problemas hepáticos (cirrose, gordura no fígado)
O excesso de álcool agrave seus problemas de saúde. A curto prazo, quando a bebida é assimilada e descartada pelo metabolismo, os efeitos desaparecem, mas a longo prazo podem surgir graves problemas.
Assista o vídeo.