Vizinhos barulhentos como resolver
Crédito: Freepik

Vizinhos barulhentos: como resolver de forma pacífica

Esse é um tema polêmico que exige paciência e preparo para resolver sem entrar em pé de guerra

Publicidade

Assim como há vizinhos muito barulhentos, há pessoas que se incomodam com qualquer barulho, inclusive com o que não é frequente ou não pode ser evitado. Mas, é fato que o barulho da vizinhança é um dos principais motivos de conflito. Seu vizinho incomoda demais por causa do barulho? Veja as melhores alternativas do que fazer para resolver sem brigas.

Barulhos inevitáveis

Em primeiro lugar você precisa identificar se o tipo de barulho do seu vizinho pode ser evitado ou não. Por exemplo, se o barulho é o choro do bebê, não tem como evitar. Nesse caso, só o que você pode fazer é investir em isolamento acústico nas paredes ou no piso da sua residência.

Se o barulho é por causa do trabalho do vizinho, não tem como evitar, mas, se ele fizer barulho fora do horário permitido, tem o que fazer para que ele respeite o horário. A primeira solução é sempre uma conversa respeitosa. Só quando ele se mostra resistente e se nega a seguir o que manda a lei quanto à perturbação, aí sim você deve tomar medidas legais.

Barulhos evitáveis

Nem sempre o seu vizinho tem noção de que o barulho que faz dentro de casa incomoda. Móveis arrastando, sapatos pisoteando o chão várias horas por dia, crianças pulando pela casa o dia todo, gente falando alto demais (gritando, mesmo), casais muito empolgados na intimidade.

Publicidade

Todos esses casos são barulhos que podem ser evitados quando a pessoa tem noção de boa convivência. Então, a melhor forma é conversar com o seu vizinho barulhento, falar sobre o barulho que incomoda e propor uma solução, pacificamente. Muitas vezes ele vai ficar envergonhado e tomar mais cuidado.

Fale com o síndico

Se você mora em um prédio, já tentou conversar com seu vizinho barulhento e ele não quis saber de colaborar, é hora de avisar ao síndico. Todos os vizinhos devem ser avisados previamente sobre o que é ou não permitido fazer, quais são os horários para certos barulhos (reformar, mudanças, festas) e quais as consequências de não cumpri-los.

Será que o vizinho é mesmo o problema?

Você também precisa ter noção do que é barulho de verdade ou se é você quem se incomoda com pouca coisa. Por exemplo, de uma vez a cada quinze dias o seu vizinho chama os amigos e acaba criando um pouco de barulho das conversas, mas você ainda consegue ouvir sua televisão e dormir, não há porque reclamar. Mesmo que você se incomode, sua rotina não está sendo interrompida.

O que é barulho excessivo por lei?

Na dúvida se o barulho do vizinho é excessivo, é melhor saber o que diz a lei antes de tomar uma providência. E não se engane: a tão falada Lei do Silêncio não consta no código civil. O que pode ser considerado é a Lei das Contravenções Penais (Lei 3.688/41), sobre a perturbação do sossego, que inclui:

Publicidade

Art. 42. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;

II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

Publicidade

Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa.

Mas, não quer dizer que vai ser fácil de resolver, principalmente quando seu vizinho realmente não se importa em ser uma pessoa fácil de conviver.

Se as conversas amigáveis não resolverem, chame a polícia para explicar ao seu vizinho o que ele não pode fazer.

Publicidade

Se for possível evitar, melhor, pois é comum que o vizinho barulhento queira se vingar com ainda mais barulho, sabendo que dificilmente sofrerá consequências legais.

Evite criar mais conflito

Mesmo quando seus vizinhos não estiverem fazendo barulho, procure estar presente. Cumprimente-os quando os vir, seja gentil e amigável. Assim, quando surgir o barulho e você quiser conversar com eles, será recebido com mais respeito e a chance de ser ouvido será maior.

Nunca exponha seus vizinhos nas redes sociais, evite a grosseria e não faça o mesmo para se vingar, pois essas são estratégias que costumam piorar a situação. Infelizmente, há pessoas dispostas a criar problema e o que era algo pequeno vai se tornar uma guerra entre vizinhos.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM