livros
Imagem: Reprodução

Viúvo de 100 anos ajuda crianças a descobrir a alegria dos livros

Ele faz um trabalho voluntário para dar mais significado à sua vida, depois de ter perdido a amada esposa.

Publicidade

O que será que sente uma pessoa centenária sobre o propósito da vida? Muitos ainda têm ânimo para viver, e encontram bons motivos para isso, como é o caso de um viúvo de 100 anos que encontrou um novo propósito em ajudar crianças a descobrir a alegria dos livros.

Peter Davies é um veterano da Segunda Guerra Mundial e ficou viúvo em 2017. Apesar das lembranças perturbadoras da Guerra, ele só se sentiu como “uma alma perdida” quando sua esposa se foi.

Vivendo sozinho em Macclesfield, Inglaterra, ele lutou para encontrar um novo significado em sua vida, então, sua filha sugeriu que ele oferecesse sua ajuda na escola primária local, incentivando as crianças a se apaixonarem pelos livros. Ele decidiu ir em frente com esta linda ideia.

Veja também: Brasileiro completa 100 anos, sendo mais de 80 no mesmo emprego

Publicidade

“Fui casado por 72 anos e, quando minha esposa morreu, a vida mudou drasticamente”, explicou Peter.

Imagem: Reprodução

“Minha filha sugeriu que, para recuperar alguma estrutura em minha vida, eu fizesse algo que sou capaz de fazer – porque não sou muito ambulante, não posso andar e correr hoje em dia, mas ainda tenho minhas bolas de gude.”

Foi assim que Peter se tornou voluntário na Dean Valley Primary School, em Bollington, e faz muito sucesso com todas as crianças que ensina a amar os livros.

Ele transforma a leitura em um momento divertido, e seu novo status como uma figura de avô faz com que ele se sinta mais conectado à sua comunidade do que nunca.

Publicidade
livros
Imagem: Reprodução

“As crianças são ótimas; são como esponjas,” disse Peter. “Tenho certeza de que aproveito mais do que as crianças. É um sentimento adorável e caloroso de pertencimento. Não sou esse velho que mora sozinho. Faço parte da comunidade, o que é ótimo. Além disso, minha credibilidade nas ruas é tremenda porque vou a qualquer lugar da vila e uma criança grita ‘Olá, Sr. Davies’, e me sinto com 3 metros de altura.”

Em 2023, Peter recebeu uma honra devido aos seus anos de voluntariado, quando foi nomeado a pessoa mais velha na Lista de Honras do Ano Novo do Rei. Em fevereiro, ele recebeu uma Medalha do Império Britânico (BEM) do próprio rei Charles.

Agora, em vez de ser apenas uma celebridade local, Peter é uma celebridade nacional e um incentivador do amor aos livros, que o mundo certamente precisa.

Publicidade

Veja também: Nadadora de 100 anos bate novos recordes mundiais

PODE GOSTAR TAMBÉM