Menu

Como fazer um vitral artesanal em casa – sem usar vidro!

A técnica usando verniz vitral é bem fácil de aplicar em casa, sem precisar de equipamentos especiais. Veja algumas ideias

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

O vitral é uma técnica de arte muito antiga, que já existia desde o Império Romano (de 27 a.C. até 476 d.C), e teve seu auge na Idade Média, quando passou a marcar presença nas igrejas, remontando passagens bíblicas por meio de desenhos. Esses desenhos eram feitos usando pequenos pedacinhos de vidro colorido, colados com materiais como pedra, madeira, gesso e mármore.

Até hoje muitas igrejas possuem vitrais em suas janelas, pois essa se tornou uma característica bem comum desses ambientes. Mas, não é apenas nas igrejas que os vitrais fazem sucesso.

Você pode decorar as janelas da sua casa, ou mesmo outras peças decorativas, com essa técnica. O vitral, hoje em dia, não precisa ser feito com vidro. Você pode obter o efeito da transparência colorida usando verniz vitral. Veja como fazer.

Como produzir tinta verniz vitral fake

Você encontra fácil o verniz vitral de verdade nas papelarias e lojas de artesanato. Mas, caso não encontre ou queira uma alternativa, pode fazer o fake. Essa receita é feita com cola líquida transparente e canetinhas. Veja o passo a passo e como fica o resultado aplicado.

Publicidade

Projeto para pintar janela redonda com verniz vitral

Nesse vídeo você vê como é que se faz um projeto para colocar um desenho em um vidro redondo e como é feita a pintura usando o verniz vitral.

Porta-velas com potes de vidro e verniz vitral

Você pode criar desenhos e pintá-los com verniz vitral em diferentes peças de vidro. Nesse vídeo, a ideia é criar um porta-velas reciclando pote de vidro e pintando com o verniz vitral. Veja o passo a passo:

Fabricação de vitral com vidro

Para fazer um vitral usando vidro colorido, do jeito tradicional, não é tão simples. Esse processo precisa ser feito por profissionais e usando diferentes equipamentos. Mas, se você tem curiosidade em saber como é feito, assista esse vídeo abaixo:

Sair da versão mobile