Nem todas as gestantes precisam de suplementos de vitaminas. E quando é necessário, o médico deve recomendar, explicando o motivo e como tomar. Ou seja, na gestação, a suplementação sempre deve ter acompanhamento médico. Veja quais são as vitaminas para gestante mais comuns.
Veja também: Pré-natal na gravidez: veja a importância de fazer e quando começar
Vitamina B6
A vitamina B6 participa do processo de metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras. Também é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva.
Além disso, ajuda a prevenir e tratar a anemia, já que participa da formação da hemoglobina. Outro benefício importante é o aumento da serotonina, o que ajuda a combater a depressão, além de manter o humor mais equilibrado.
Aproveite e veja: Alimentos que aumentam a serotonina – e o seu bem-estar!
Vitamina C
A vitamina C está relacionada à formação de colágeno, à absorção de ferro e ao fortalecimento do sistema imunológico. Também ajuda na regulação do metabolismo, protege contra doenças cardiovasculares e alivia o estresse.
16 alimentos com mais vitamina C que a laranja
Vitamina B9 – ácido fólico
Nas grávidas, a falta de ácido fólico pode contribuir para malformações neurológicas no feto. Por isso é comum que o obstetra recomende a suplementação. Da mesma forma, essa vitamina é bem importante durante a amamentação.
Vitamina K
Essa vitamina é bem importante para as gestantes com epilepsia, principalmente no terceiro trimestre da gravidez, junto com a medicação crônica para prevenção das crises, a sua terapêutica aguda e a suplementação com ácido fólico. A vitamina K tem outro papel que é ajudar na coagulação do sangue.
Aproveite e veja: Gravidez e epilepsia: uma condição especial
Vitamina D
É aquela vitamina que absorvemos, principalmente, dos raios solares. É essencial para o metabolismo ósseo, o crescimento e o desenvolvimento do bebê. Essa é uma das vitaminas para gestante que ajuda a diminuir o risco de parto prematuro e é fundamental para ajudar no peso do bebê durante a sua formação.
Mitos e verdades sobre a vitamina D
Vitamina A
Mais uma que não pode faltar entre as vitaminas para gestante é a vitamina A, necessária para diferenciação celular e proliferação para desenvolvimento das vértebras, medula espinhal, membros, coração, olhos e ouvidos, bem como regulação da expressão do gene. Seu consumo deve ser cuidadoso, já que o excesso pode resultar em malformações cardiovasculares e craniofaciais no bebê.
Perguntas e respostas sobre as vitaminas para gestante
Essa lista acima pode ser ampliada com outras vitaminas para gestante, conforme a necessidade particular de cada mulher. E nem sempre é necessário.
Toda gestante precisa de suplementação de vitaminas?
Não. A preocupação maior é quando a gestante apresenta algum problema de saúde que, se não for controlado, pode colocar em risco a vida dela e do bebê, como em casos de diabetes, obesidade e histórico de cirurgia bariátrica.
Quando a suplementação deve começar?
Se a gestante não tiver uma alimentação adequada, a suplementação será recomendada logo no início da gravidez. Quem vai decidir isso é o médico, depois de avaliar os exames da gestante.
Vitaminas para gestante engordam?
As vitaminas nada têm a ver com o aumento de peso da gestante. O que faz o peso variar é a qualidade da alimentação e os hábitos de vida, além do controle adequado de alguma condição de saúde pré-existente.
Veja também: Diabetes gestacional: quando pode acontecer, riscos e tratamentos
Artigo com informações da Dra. Fernanda de Andrade, em entrevista para Dicas de Mulher