Você já deve saber que uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, é essencial para sua qualidade de vida, não é mesmo?! Fazendo essa combinação de alimentos junto com uma rotina de exercícios, muita hidratação e noites bem dormidas, a tendência é que nenhuma doença se aproxime tão cedo.
Acompanhe nas imagens abaixo quais alimentos são ricas fontes de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do seu organismo e torne suas escolhas mais fáceis.
Cálcio
Para proteger e fortalecer dentes e ossos, auxiliar na coagulação do sangue, recuperação muscular e funções metabólicas, consuma leite, iogurte, amêndoas, pão integral e tofu.
Iodo
Para fortalecer o crescimento das crianças, a saúde da pele, a proteção do sistema nervoso e fortalecimento das funções cognitivas e do metabolismo: ovo, leite, queijo, peixe e algas.
Manganês
Para a proteção celular, do sistema cognitivo, fortalecimento dos ossos e do tecido conjuntivo e melhora das funções metabólica: carboidratos integrais, lentilha, gão-de-bico, vegetais verdes e pinhões.
Fósforo
Para deixar os ossos e dentes mais fortes, para melhorar as funções das células e acelerar o metabolismo: salmão, oleaginosas, porco, iogurte e frango.
Potássio
Para melhorar as funções nervosas, a pressão sanguínea e as funções musculares: ameixa seca, couve, funcho, banana e brócolis.
Ferro
Para melhorar as funções cognitivas, produzir glóbulos vermelhos, auxiliar no transporte de oxigênio, prevenir cansaço e proteger o sistema imunológico: mexilhões, castanha de caju, feijão, damasco, espinafre.
Selênio
Para fortalecer cabelos e unhas, o sistema imunológico, as funções celulares e da tireoide: atum, mexilhões, frango, arroz integral e castanha do pará.
Zinco
Para o metabolismo, as funções cognitivas, melhorar a fertilidade, a saúde dos ossos, cabelos unhas e pele, proteger as células e fortalecer a imunidade: peixe, amêndoas, frango, feijão azuki, oleaginosas.
Cobre
Para melhorar o metabolismo, o transporte do ferro, proteger o sistema nervoso, imunológico, as células e dar pigmentação aos cabelos: quinoa, lentilhas vermelhas, castanha de caju, grão-de-bico, camarão.
Vitamina A
Para um metabolismo de ferro, saúde da pele, do sistema imunológico e da visão: fígado, batata doce, abóbora, cenoura, ovo.
Vitamina B
Para a saúde do sistema nervoso e promover a produção de glóbulos vermelhos no sangue: grãos integrais, brócolis, frango, oleaginosas, leite.
Vitamina C
Para o fortalecimento das funções imunes, dos ossos, formação de cartilagem, saúde da pele, dentes e gengivas: batata doce, vegetais verdes, tomate, laranja e pimentas.
Vitamina D
Para aumentar os níveis de cálcio no sangue, proteger e fortalecer ossos e dentes, e para melhorar o sistema imunológico: peixe, gema, cereal, cogumelo e leite de soja.
Vitamina E
Para proteger as células com seu poder antioxidante, que combate os radicais livres: camarão, sementes de girassol, abacate, amêndoas, gérmen de trigo.
Vitamina K
Para melhorar a coagulação do sangue, proteger e fortalecer os ossos: acelga, brócolis, espinafre, couve e farinha integral.
Lembre-se também que é ideal consultar um nutricionista para saber as quantidades de cada alimento que o seu corpo necessita, pois elas não são iguais para todas as pessoas.