Uma das vitaminas mais populares na mesa dos brasileiros, ela é muitas vezes ingerida sem querer. Confira para que serve e onde a vitamina K pode ser encontrada.
Benefícios da vitamina K
Essa vitamina é excelente para o corpo, possuindo benefícios para diversas funções do organismo. Então, saiba abaixo para que serve a vitamina K e entenda o importante papel que ela desempenha.
1. Previne a enxaqueca
Esse nutriente é excelente para a prevenção da enxaqueca, tornando a pessoa muito mais produtiva e menos susceptível a picos de estresse corporal e mental e fadiga extrema. Assim, ela também gera bem-estar.
2. Combate o estresse
Em rotinas muito corridas e com pessoas que testam a paciência até os limites possíveis, é impossível não perder a linha nenhuma vez. Desse modo, o consumo dessa vitamina reduz a taxa de estresse decorrente desse problema.
3. Fortalece os ossos
A vitamina K interage diretamente com a vitamina D. Essa interação resulta em ossos mais fortes e saudáveis. Desse modo, ela acaba prevenindo doenças ósseas, como a osteoporose.
4. Reduz a fadiga
Sabe quando você está realizando repetidamente uma atividade e isso deixa o seu corpo ou mente fadigados? Então, a vitamina K age exatamente para o combate dessa fadiga, reduzindo-a.
5. Previne hemorragias
A vitamina K é excelente para a prevenção de hemorragias. Isso porque ela atua na síntese de proteínas essenciais para a coagulação do sangue, o que facilita a recomposição adequada do organismo.
6. Protege as artérias
É um excelente componente para proteger as artérias contra a calcificação das mesmas. Essa calcificação é um processo bastante perigoso e deve ser tratado o quanto antes.
7. Colabora na prevenção do câncer de próstata
Esse câncer é uma preocupação de muitos homens, principalmente dos que já ultrapassaram os 40 anos de idade. Para a prevenção, uma das medidas pode ser o aumento do teor dessa vitamina nos alimentos ingeridos.
8. Ajuda a prevenir o Alzheimer
O Alzheimer é uma doença que gera bastante sofrimento para a família e pessoas queridas do portador. Para prevenir toda essa dor, é importante que uma das medidas de prevenção seja o consumo de vitamina K.
Alimentos ricos em vitamina K
Para usufruir desses benefícios, é importante que a sua alimentação seja rica nessa vitamina. Para isso, confira abaixo essa lista de ingredientes para incluir no cardápio já:
1. Cominho
O cominho é uma especiaria de sabor bastante marcante, sendo amada por fãs de condimentos. Esse tempero é benéfico para diversas funções do corpo e, ainda por cima, é rico em vitamina K.
2. Soja
A soja é um alimento bastante saudável e uma ótima opção para quem não come carne, quase sempre estando na mesa dos vegetarianos. Além disso, esse alimento é muito rico na vitamina em questão, além de possuir alto teor proteico.
3. Brócolis
O brócolis é um vegetal rico em ferro que é excelente contra a anemia, sendo bastante nutritivo. O mais legal é que ele também é fonte dessa vitamina e pode ser preparado em diversas receitas.
4. Couve
Também rica em ferro e nessa vitamina, ela serve como uma alternativa simples para quem não gosta de brócolis. Ela é excelente refogada, em sopas ou sucos.
5. Alface americana
Sabe aquela famosa alface bem crocante? Essa é a alface americana. Rica em vitamina K e em fibras, ela é uma excelente opção para a sua salada.
6. Repolho
Embora dê gases se comido excessivamente, o repolho é um vegetal que deve estar em sua mesa. Rico nessa vitamina e em fibras, ele colabora com diversas funções do organismo.
7. Azeite de oliva
Simples de ser consumido e ideal para temperar saladas, o azeite de oliva é bastante rico em vitamina K e é rico em gorduras boas.
8. Beterraba
Mais especificamente em relação às folhas, a beterraba também é rica nessa vitamina. Além disso, é fonte importante de ferro para o organismo.
Dose recomendada
Há uma dose diária que é recomendada para o consumo e ela não deve ser excedida e nem ingerida a menos no caso da suplementação. Nesses dois casos, são gerados problemas para o organismo.
O médico é sempre o profissional indicado para recomendar a quantidade para cada caso, mas geralmente maiores de 18 anos podem ingerir até 120 mcg para homens e 90 mcg para mulheres. Já para lactantes, o recomendado é a ingestão de 75 mcg. Para pessoas com menos de 18 anos, geralmente são recomendados 1 mcg por kg de peso.
Esses valores são facilmente encontrados na alimentação.
Sintomas de deficiência de vitamina K
Claro que um profissional deve ser contactado para que se constate carência de vitamina K. Porém, alguns sintomas podem ser identificados nesse caso:
- Problemas de coagulação do sangue;
- Problemas em relação à calcificação da cartilagem;
- Dificuldades de cicatrização;
- Hematomas;
- Dores estomacais.
Quer aproveitar a vitamina K da beterraba? Veja como no vídeo: