Todos os anos as Secretarias de Saúde fazem campanhas para incentivar a população a tomar a vacina Influenza contra a gripe. Há quem duvide do seu efeito e se recuse a tomar, e há quem tome todo ano e sinta que está mais forte.
O caso é que a medicina vem estudando uma sugestão de que a vitamina D, aquela fornecida pelo Sol, seja mais eficiente do que a vacina na prevenção da gripe.
Estudos mostram a influência da vitamina D na prevenção da gripe
Um dos primeiros médicos a apresentar essa ideia foi o Dr. John Cannell, fundador do Conselho de Vitamina D. Segundo ele, em uma publicação feita em 2006 na revista Epidemiologia & Infecção, a deficiência de vitamina D pode ser a grande causa da gripe.
No ano de 2009 outro estudo foi feito, com autoria do Dr. Adit Ginde, afirmando que a vitamina D realmente tem um papel importante na prevenção de doenças respiratórias mais comuns. Estudos apontaram que ela pode aumentar a imunidade e reduzir as taxas de gripe e resfriado.
Para chegar a esta conclusão, 11 mil pessoas de mais de 12 países participaram do estudo, que também mostrou os seguintes dados:
- Pessoas que tomaram suplementação diária ou semanal de vitamina D relataram menos problemas respiratórios do que as que não tomaram;
- Pessoas que já tinham deficiência de vitamina D e tomaram suplementação, o risco de infecções respiratórias reduziu pela metade;
- Os que já tinham bom nível de vitamina D tiveram uma redução do risco de gripe em 10%, o que equivale à proteção oferecida pela vacina.
Com estas respostas, a equipe de pesquisadores acredita que a suplementação de vitamina D poderia prevenir mais de 3,25 milhões de casos de gripe e resfriado anualmente, só no Reino Unido (local da pesquisa).
Para quem tem deficiência de vitamina D, começar a suplementação seria 10 vezes mais eficaz na prevenção da gripe do que a vacina contra gripe.
É fundamental manter uma vida saudável
Mas os médicos alertam que a suplementação sozinha não pode manter um organismo forte e livre de doenças, assim como a vacina também não.
As pessoas precisam manter sua qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, rica em peixes, ovos, carnes, queijos, cogumelos e frutos do mar (fontes de vitamina D) e a prática de exercícios físicos, especialmente ao ar livre para que recebam a vitamina D diretamente do Sol.
A suplementação de vitamina D só deve ser usada caso a pessoa esteja impossibilitada de ficar exposta à luz solar diariamente, que deve acontecer por cerca de 20 minutos ao dia, preferivelmente no início da manhã ou metade/final da tarde.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que cada organismo tem uma necessidade específica de vitamina D, portanto, o ideal é fazer exames médicos duas vezes ao ano e obter a recomendação de forma particular para o seu organismo.
Não só para prevenção da gripe, a vitamina D também atua em 3 mil dos 30 mil genes do corpo, prevenindo outras doenças e mantendo o sistema imunológico mais forte. Portanto, manter uma vida saudável e fazer exames periódicos para analisar os níveis de nutrientes essenciais no sangue é a melhor forma de se manter livre de qualquer tipo de doença.
As informações deste artigos foram baseadas nos estudos do Dr. Joseph Mercola, especialista em saúde natural.