Receber um bebê em casa é certamente uma delícia, mas envolve muitos desafios. Entre eles, lidar com as pessoas que também querem conhecer o novo membro da família. Infelizmente, nem todo mundo (quase ninguém) entende que é um momento delicado, então é importante que se deixe as visitas para depois. Se você precisa de mais algum motivo, aqui estão alguns:
1. Pai e mãe estão criando vínculos com o bebê
Esse é um momento em que a mãe e o pai estão querendo curtir cada minutinho com o bebê, ver seus movimentos, aprender o que cada som significa… É o primeiro contato entre eles e deve ser respeitado como tal, com tranquilidade, foco e silêncio.
2. Ambos estão cansados e podem não querer visitas
Não são somente a amamentação, troca de fraldas, banhos e cuidados em geral. Tem também as outras tarefas do dia a dia, além de ter um tempinho para outros filhos — se for o caso — e o trabalho. Isso sem contar com as noites mal dormidas. Então cada segundo descansado conta.
3. A amamentação é uma construção
Nenhuma mãe nasce sabendo amamentar. Por mais que possa parecer algo instintivo (e certamente o é), existem algumas técnicas que ajudam a evitar feridas nas mamas e gases no bebê. E acredite: levam tempo para serem aprendidas. Além disso, quanto mais a mãe descansar, melhor vai ser a produção de leite, que já é bem reduzida nas primeiras semanas.
4. Fazer sala pode não ser a prioridade
Para receber visitas, os pais (exaustos) têm que preparar a casa e ainda fazer sala para todo mundo. Você imagina o quão estressante isso pode ser, não é? Então, se não for para chegar e lavar uns pratos, varrer, passar pano, colocar a roupa na máquina, deixe para visitar depois de algumas semanas.
5. O foco é no bebê, nada mais
É complicado explicar para a visita que ela é querida, mas no momento tudo o que se quer é cuidar e admirar essa nova vidinha que está em suas mãos. Dividir a atenção com pessoas que chegam pode ser tão cansativo quanto amamentar de madrugada.
6. Há riscos de contaminação
Adultos convivem com vírus e bactérias mais naturalmente, pois já adquiriram anticorpos para eles. Porém, um recém-nascido ainda está ganhando os seus, através do colostro materno e amamentação, se estiver acontecendo. Assim, o que parecia somente um resfriadinho de ontem da visita pode se transformar em uma bronquiolite para o bebê.
Então, o ideal é deixar para visitar depois de, no mínimo, um ou dois meses. Assim, já deu tempo para os pais se estabelecerem melhor e o bebê ter mais resistência. Claro que sempre seguindo as regrinhas básicas de etiqueta (não pegar, beijar, lavar bem as mãos, respeitar o espaço, etc.). E se puder, dê uma ajudinha na casa, leve ma comida pronta… Pai e mãe cansados ficarão muito agradecidos.