alopecia
Crédito: Reprodução/Arquivo Pessoal Laura Mathias

Episódio de Will Smith no Oscar trouxe visibilidade à alopecia

Conheça o caso da jovem inglesa que se encorajou a abandonar o uso de perucas após 17 anos do diagnóstico de alopecia

Publicidade

A alopecia está ganhando mais visibilidade, e isso é ótimo para quem convive com o diagnóstico. O episódio mais recente, responsável pelo pico de visibilidade de temas sobre alopecia na internet, foi no Oscar 2022.

O evento aconteceu no dia 28 de março e, na participação do comediante Chris Rock, ele resolveu fazer uma piada com Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, pelo fato de ela estar careca no evento.

Will não gostou da piada, pois Jada raspou a cabeça devido à alopecia, condição que provoca queda parcial ou total do cabelo.

Em resposta, o ator se levantou da plateia, foi até o palco e estapeou o rosto de Chris Rock, que ficou muito embaraçado.

Publicidade
Watch the uncensored moment Will Smith smacks Chris Rock on stage at the Oscars, drops F-bomb

Um pouco depois, quando foi chamado ao palco para receber o Oscar de melhor ator, por sua atuação em King Richard: Criando Campeãs, Will se explicou e se desculpou com todos.

Veja também: Tipos de alopecia, uma condição que leva à queda de cabelo

Apesar da situação, visibilidade à alopecia

As pessoas que têm alopecia, seja qual for a causa, geralmente se sentem inseguras. Elas não querem sair na rua carecas para evitar chamar a atenção. Uma das soluções é cobrir a cabeça com perucas para ficar com o visual dentro do padrão.

Essa foi a solução encontrada por Laura Mathias, 30 anos, de Manningtree, no condado de Essex, na Inglaterra. Ela recebeu o diagnóstico de alopecia aos 12 anos, ficou seis meses sem ir à escola por vergonha da careca, e só voltou quando passou a usar peruca.

Publicidade

De lá para cá, a peruca sempre fez parte da vida de Laura, mas não como uma solução que trazia tranquilidade. Sempre houve o medo de que a peruca pudesse cair ou voar, caso Laura fizesse algum esporte ou fosse a um parque de diversão. Sempre uma insegurança, uma ansiedade.

Aproveite e veja: Como lidar com a alopecia

Em suas redes sociais, Laura conta que escondeu sua alopecia por 17 anos e diz que se sentiu mais confiante para sair sem a peruca após a controvérsia na cerimônia do Oscar ampliar a consciência sobre a condição.

“A coisa positiva desse incidente horrível foi que muito mais pessoas sabem da alopecia. Normalmente fico muito ansiosa de sair sem uma peruca. Mas agora eu sinto que gente suficiente sabe da condição e não suporia que tenho câncer ou alguma outra doença, e não me olharia com piedade”, contou.

Publicidade

De fato, o vídeo em que Will Smith bate em Chris Rock já foi visto por milhões de pessoas, e logo depois veio o crescimento das buscas na internet sobre a alopecia de Jada. Na visão de Laura, o episódio só poderia ter sido diferente pela parte da agressão física. No mais, foi ótimo.

“Embora este tenha sido um incidente realmente horrível, foi gigantesco para a comunidade da alopecia. Estou muito feliz de ver que finalmente as pessoas estão questionando ‘o que é alopecia?’ Estava muito orgulhosa de ver como Jada parecia glamorosa e pelo fato de que ela respondeu à piada só com um olhar, ela realmente saiu desse episódio com muita dignidade”, disse Laura, em uma publicação no Instagram.

Fonte: BBC Brasil

 

PODE GOSTAR TAMBÉM