Os piolhos são muito comuns, principalmente nas crianças em idade escolar. De proliferação rápida, esses bichinhos sugam o sangue do hospedeiro (humano) e, se não for controlado, pode causar até anemia. Então, sem tempo a perder, é preciso agir rápido para conter a infestação e não deixar que passe para mais pessoas. Saiba se vinagre mata piolho mesmo e veja como fazer a aplicação.
Piolhos machucam?
Outro problema causado pelos piolhos são as feridas no couro cabeludo. A presença dos parasitas não causa dor, mas o ato de coçar de maneira frenética abre ferimentos na pele que, se não tratados, podem infeccionar.
É um mito acreditar que o piolho só contamina quem não tem hábitos regulares de higiene. O parasita pode contaminar qualquer pessoa, basta ter contato. Para tratar, há vários medicamentos no mercado, mas também existe um ingrediente muito comum: o vinagre.
Vinagre mata piolho, sim ou não?
A resposta é: nem sempre. Porém, o vinagre é útil. Embora não seja sempre o suficiente para matar todos os piolhos e lêndeas, o vinagre pode ser aplicado antes do xampu especial e do pente fino, pois vai ajudar a soltar as lêndeas do couro cabeludo, facilitando sua remoção com o pente fino.
Mas, em muitos casos ele mata sim piolhos e lêndeas, quando não todos, ao menos uma boa parte. Então, pode sim usar vinagre para piolho, junto com o processo completo do pente fino e do xampu especial que tem a função de matar os parasitas com maior eficácia. Veja como fazer.
Como usar vinagre para piolho
O procedimento completo é simples, mas é bom manter a atenção porque pode ser necessário prolongar por mais alguns dias.
Ingredientes
Vinagre de vinho branco: 1 copo;
Água: 1 copo;
Pente fino: 1 unidade;
Xampu para piolho: 1 frasco;
Toalha de banho: 1 unidade.
Primeiro passo
A primeira coisa a fazer é misturar o vinagre com a água e aplicar em todo o couro cabeludo e ao longo do cabelo da pessoa com piolho. Use uma toalha de banho para abafar e deixe agindo por meia hora.
Segundo passo
Depois de meia hora, retire a toalha da cabeça e comece a passar o pente fino, da raiz às pontas, parte por parte, cuidando para não machucar o couro cabeludo.
Terceiro passo
Depois de passar o pente em todo o cabelo, pode lavar para enxaguar, só com água mesmo, e então proceder ao xampu especial, conforme as instruções da bula. Ele também precisa ficar agindo algum tempo na cabeça e o pente fino precisa ser aplicado outra vez.
Se não tiver resultado positivo, acabando totalmente com os piolhos e lêndeas, é necessário repetir o processo no dia seguinte e talvez num terceiro dia.
As demais pessoas da casa também podem aplicar o mesmo procedimento, caso ficaram perto ou dividiram travesseiro, coberta ou sofá com a pessoa que estava com piolho. Os piolhos pulam de uma cabeça para a outra, então a forma de contágio é estando perto de quem está com piolho.
Não se preocupe, pois esses procedimentos sempre funcionam. Caso haja resistência, é importante ir ao médico para ele recomendar uma medicação via oral que vai certamente resolver o problema de uma vez por todas.