vinagre de maçã para espinhas
Crédito: Freepik

Vinagre de maçã para espinhas é bom? Veja como usar

Não só para espinhas, mas para tonificar a saúde da pele e do corpo de modo geral, o vinagre é muito bom

Publicidade

Ter sempre uma garrafa de vinagre de maçã em casa é como ter um ingrediente de mil e uma utilidades. Se você costuma usar o vinagre só para temperar a comida, saiba que ele serve para muito mais do que isso, inclusive, pode usar vinagre de maçã para espinhas. Sim, o vinagre é bom para ingerir e também para aplicar na pele do rosto e do couro cabeludo. Veja quais são as propriedades do vinagre que o fazem ser tão bom para várias funções no seu dia a dia e aprenda a usar.

Veja também: como usar o vinagre nas plantas

Benefícios do vinagre para acne

No caso de espinhas, o vinagre de maçã pode ser usado diretamente na pele ou pode fazer parte de uma rotina alimentar saudável, pois a forma como você se alimenta faz toda a diferença no surgimento ou não de acne. Uma alimentação deficiente, rica em alimentos industrializados, propicia uma pele oleosa e, assim, o surgimento de acne. Confira como o vinagre atua.

Fornece nutrientes essenciais para ação antioxidante

O vinagre de maçã é um líquido rico em vitamina A, do complexo B, C e E, potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Ou seja, nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do corpo como um todo, inclusive para ter uma pele bonita e saudável, pois as vitaminas no corpo se transformam em antioxidantes que ajudam na renovação celular. Quando as células estão em constante renovação, evita-se o envelhecimento precoce

Ação anti-inflamatória

A acne nada mais é do que a inflamação da parte interna dos poros que fica entupida com sebo. Ao remover esse sebo (cravos), a pele pode ficar infectada com bactérias. Então, surge uma inflamação que é a espinha. Portanto, para combater a espinha, o melhor a fazer é curar a inflamação, e o vinagre ajuda nesse processo.

Publicidade

Porém, lembre-se que não adianta sempre ficar recorrendo a ele. É preciso tratar da pele para evitar a oleosidade excessiva que acaba entupindo os poros e criando os cravos. Além disso, quando não conseguir aguentar e acabar mexendo numa espinha, tenha sempre as mãos desinfetadas e desinfete também a área do rosto em que irá mexer.

Ação antimicrobiana

Como uma continuação da dica anterior, o vinagre vai tratar da inflamação da acne em conjunto com outra propriedade, que é a antimicrobiana. Isso quer dizer que enquanto ele alivia o efeito da inflamação, também atua limpando a pele das bactérias que formam as espinhas. Ele é um poderoso agente de limpeza da pele. Só não pode exagerar, pois ele é ácido e pode acabar deixando a pele sensível, ainda mais suscetível às bactérias e fungos.

Como usar

como usar vinagre de maçã para espinhas no rosto
Crédito: Freepik

Os cuidados para fazer bom uso do vinagre de maçã para acne vão desde a escolha do melhor produto até a frequência de utilização e as misturas com outros ingredientes.

Escolha um bom vinagre

Na hora de comprar o seu vinagre de maçã, não importa para o que pretende utilizá-lo, escolha um orgânico, ou seja, feito com maçãs que não receberam agrotóxicos. Afinal de contas, os agrotóxicos vão acabar ficando no seu organismo, deixando-o mais intoxicado e sujo, e dando mas trabalho para os seus órgãos eliminarem tantas toxinas.

Publicidade

Outro ponto importante é ver no rótulo do vinagre se ele contém até 4% de acidez, que é uma proporção mais segura para utilizar na pele sem causar danos.

Dilua o vinagre em soro fisiológico

Para quem tem ou está com a pele mais sensível, e deseja mesmo assim fazer um tratamento caseiro e natural para acne, pode diluir 1 parte de vinagre em 1 parte de soro fisiológico. Assim, o vinagre não será tão agressivo, mas vai surtir efeito do mesmo jeito.

Mas antes de aplicar no rosto todo, faça um teste em uma área pequena do rosto e aguarde uma hora para agir. Se sentir qualquer irritação, vermelhidão ou coceira, melhor não usar. Consulte seu dermatologista para saber o que está causando o problema e ver como tratar de forma definitiva.

Publicidade

Faça a aplicação com vinagre de maçã diluído

A forma de usá-lo diretamente na pele é bem simples. Você vai usar como se fosse um adstringente. Faça a diluição do vinagre em soro fisiológico, como recomendado na dica anterior, e aplique na pele usando um algodão. Não precisa enxaguar. Logo o cheiro vai desaparecer.

Essa aplicação deve ser feita no rosto bem limpo, sem maquiagem. O uso diário vai fazendo com que, aos poucos, as espinhas sequem. As bactérias vão morrer, a pele vai limpar e então é só cuidar com a alimentação e uma rotina de atividades físicas para que as espinhas não reapareçam.

Aplique o vinagre de maçã para espinhas sempre à noite

É recomendado fazer a sua limpeza de pele com vinagre de maçã sempre à noite, antes de ir dormir, pois não é bom sair ao sol com vestígios de vinagre na pele com o risco de causar manchas ou queimaduras.

Publicidade

Inclua o vinagre de maçã nas suas refeições

Tempere as suas saladas com vinagre de maçã, pois ingeri-lo em pequenas doses diárias também vai ajudar a limpar o organismo das toxinas e bactérias, o que acaba prevenindo e tratando os problemas de pele, como a acne.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada caso de acne deve ser avaliado pelo dermatologista antes de aplicar qualquer tipo de tratamento, mesmo sendo natural, com vinagre.

Veja também: Vinagre de maçã orgânico contra os miomas uterinos

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM