A artrite é uma inflamação das articulações que pode ocorrer por diversos fatores: um trauma (como uma queda, por exemplo), por desgaste, infecção ou doença autoimune. Essa doença tem sintomas muito dolorosos, envolvendo inchaço, rigidez da área atingida (especialmente pela manhã), vermelhidão e aquecimento da pele, hipersensibilidade e muita dor. Veja abaixo como usar vinagre de maçã para artrite.
Vinagre de maçã para artrite
Há polêmica em relação à eficácia do vinagre de maça contra os efeitos da artrite – alguns estudos apontam que ele é muito eficaz e outros dizem que é indiferente. Mas uma coisa é certa: ele ajuda a diminuir a inflamação, pois é rico em antioxidantes, vitamina C e salicilatos, similares à aspirina.
Como utilizar
Existem diversas formas de você aproveitar os efeitos anti-inflamatórios do vinagre de maça, como:
- Por imersão: faça um escalda-pés misturando 3 xícaras de água morna com 1 xícara de vinagre de maçã. Mergulhe os pés e deixe agir por 20 minutos. Você pode fazer essa imersão até 3 vezes por dia, todos os dias.
- Via oral: você pode ingerir o vinagre diretamente. Como o sabor não é agradável, recomendamos que você dilua duas colheres (de chá) de vinagre em um copo de água e tome 3 vezes por dia junto das refeições.
- Como tempero: você pode utilizar o vinagre de maçã como tempero para saladas e outros alimentos.
Você pode também aproveitar dos mesmos benefícios comendo a maçã inteira, com a casca, ou fazer um suco da maçã, também com as cascas. Não coe e beba todos os dias pela manhã.
Veja também: Vinagre de maçã orgânico contra os miomas uterinos