Em qualquer tipo da doença, é fundamental controlar o nível de açúcar no organismo, seja através da redução drástica do consumo de carboidratos, por complementos naturais e remédios alopáticos. Muitos inclusive ainda distribuídos pelo SUS, mesmo com o fechamento de algumas fábricas, sendo adquirido por outros meios.
Para facilitar a vida das pessoas que lidam com a doença no dia a dia, estudos procuram compreender como alguns conhecidos remédios naturais funcionam e sua eficácia. Esse é o caso do vinagre de sidra de maçã, sendo reconhecido como um excelente complemento à alimentação que visa a redução do açúcar no organismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, diabetes é “uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”. Ela pode ser do tipo 1 ou 2, sendo que no país, são mais de 13 milhões que têm que conviver com a doença, o que equivale a cerca de 6,9% da população.
Estudo mostra que vinagre de sidra de maçã reduz o açúcar
Diversos estudos mostram a eficácia do vinagre de sidra de maçã, porém um recente comprova essa eficácia com pessoas. Em uma das pesquisas foram utilizados camundongos e se verificou que “o vinagre de maçã melhorou o perfil lipídico sérico em ratos normais e diabéticos, diminuindo os triglicérides séricos, o LDL-c e aumentando o HDL-c, sendo de grande valor no controle das complicações diabéticas”.
Em estudo posterior, percebeu-se que o vinagre era interessante se consumido perto da hora de dormir. Teve como resultado que “a ingestão de vinagre na hora de dormir pode afetar favoravelmente as concentrações de glicose em vigília na diabetes tipo 2″. Isso porque ajuda a melhorar o esvaziamento gástrico retardado e a digestão.
Porém, um estudo recente mostrou que o consumo do produto pode ajudar a dar uma amenizada naquele exagero na hora do almoço. Isso porque ele “melhora a sensibilidade à insulina a uma refeição com alto teor de carboidratos em indivíduos com resistência à insulina ou diabetes tipo 2”. E o melhor, pode ser aplicado em casa tranquilamente, desde que com orientação médica.
Para realizar esse estudo, os pesquisadores colocaram pessoas sensíveis à insulina e resistentes a ela, além de diabéticos do tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos, um que faria parte do experimento e o grupo de controle. No primeiro, eles tinham que ingerir a mistura de 20g de vinagre, 40g de água e 1 colher de chá de sacarina. Já o segundo, bebia o placebo, sem nenhuma substância.
Eles tinham que estar em jejum e, depois de tomar o líquido, recebiam um pão branco, manteiga e suco de laranja. Isso aconteceu por uma semana, sempre coletando o sangue antes e depois da refeição. Como resultado, a redução da quantidade de açúcar no sangue do grupo que bebeu o vinagre, ao contrário do que ingeriu o placebo.
Apesar de parecer realmente interessante, peça sempre orientação do seu médico ou nutricionista antes de começar qualquer tratamento. Lembre-se que cada organismo é único e somente um profissional capacitado pode te dar uma maior segurança nessas modificações.