dieta vigilantes do peso

Vigilantes do Peso: saiba tudo sobre esse programa alimentar

De onde surgiu e por que é considerado um dos mais eficientes métodos para emagrecer sem sofrimento?!

Publicidade

O maior problema da maioria das dietas é a restrição alimentar, fazendo com que a rotina deixe de ser prazerosa, já que os alimentos são muito mais do que fonte de nutrientes: eles promovem o prazer do sabor e da saciedade.

Todos sabemos que exagerar no sal, no açúcar e na fritura não é bom para o sangue, aumenta a pressão, colesterol e diabetes. Mas quando não paramos para refletir sobre o “peso” de cada alimento no nosso organismo, comemos sem controle, porém, com culpa.

Essa é a proposta do Vigilantes do Peso: promover a conscientização sobre o que se come e a escolha por alimentos mais nutritivos, sem proibição. A pessoa acaba emagrecendo porque percebe o que é melhor para o seu organismo, e faz isso gradativamente, com prazer.

O que é o Programa Vigilantes do Peso?

O Programa Vigilantes do Peso nasceu nos Estado Unidos, na década de 60, quando uma mulher chamada Jean Nidetch percebeu que ela e suas amigas não conseguiam emagrecer e manter o peso ideal com os métodos que tinham disponíveis na época.

Publicidade

Então, ela criou a empresa Weight Watchers com o objetivo de promover um método seguro e sustentável de emagrecimento. São mais de 50 anos promovendo a reeducação alimentar de pessoas de forma coletiva, com apoio e acompanhamento.

Atualmente o Vigilantes do Peso recebe o título da melhor dieta para perda rápida de peso no Ranking das Melhores Dietas, divulgado pela empresa de comunicação U.S. News & World Report. Foi considerada a melhor dieta de emagrecimento, dieta mais fácil de seguir e melhor plano alimentar comercial.

Como funciona o Vigilantes do Peso?

O Vigilantes do Peso é um programa alimentar que oferece dois estilos de dieta: a ProPontos e a Express. Na primeira, você pode comer o que quiser, mas recebe uma tabela para verificar quantos pontos cada alimento possui, considerando o valor nutricional (não apenas calorias).

No método Express você não precisa contar pontos nem calorias: recebe uma lista com os alimentos considerados “plenos” para comer à vontade. Cada método se encaixa melhor com um estilo de vida.

Publicidade

A premissa do Vigilantes do Peso é não deixar o “associado” – como eles chamam cada participante – fazer a dieta sozinho, pois a motivação constante é fundamental para o sucesso. Por isso, são feitas reuniões semanais onde os participantes se encontram para falar sobre a evolução, receber orientações e novos livretos com a atualização da lista da sua dieta.

No Brasil existem grupos de encontro em 11 estados e no Distrito Federal. Para começar, cada participante passa por uma avaliação individual. Só então recebe uma tabela com os alimentos permitidos para o seu IMC (índice de massa corporal).

A cada novo encontro é feito o acompanhamento do progresso de cada um e uma nova adaptação, caso necessário, para que os resultados positivos continuem.

Publicidade

Dieta ProPontos

No Programa ProPontos são atribuídos pontos para cada tipo de alimento e bebida. O participante recebe uma cota diária, personalizada após avaliação, para consumir como quiser.

Os alimentos menos saudáveis somam mais pontos, enquanto os mais saudáveis somam menos pontos. Assim, a pessoa percebe que pode comer mais se comer melhor, e começa sua reeducação alimentar com mais satisfação.

A cada reunião semanal também recebe uma cota de pontos extras para dar aquela escapadinha nos alimentos menos saudáveis, mas que são difíceis de resistir. Assim, não acumula uma vontade incontrolável de comer o que “não deve”.

Publicidade

Para facilitar ainda mais a adesão da dieta, a organização do Vigilantes do Peso disponibiliza refeições prontas e um livro de receitas com as quantidades de pontos sugeridas, facilitando o consumo do que faz bem e ajuda a emagrecer.

Dieta Express

No Programa Express existe uma lista com determinados alimentos que são considerados “plenos”, ou seja, nutrem e saciam, sem passar fome. Dentro dessa lista pode comer à vontade, mas com o bom senso de parar quando se sentir saciado.

A vantagem é que não precisa contar pontos nem comprar ingredientes especiais, difíceis de encontrar, pois o cardápio da dieta Express é fácil de seguir. Se tiver vontade de comer algo fora da lista, basta levar em consideração a outra dieta, a ProPontos, para saciar a gula sem extrapolar. Depois, volta para a lista Express.

Publicidade

PontosFit

É claro que só comer o que faz bem não traz um resultado tão poderoso e efetivo se não praticar atividade física. Por isso, o Vigilantes do Peso também tem um dispositivo fitness que soma pontos com exercícios praticados durante o dia, para estimular as pessoas a se mexerem.

Orientação feita por quem já obteve sucesso

Nas reuniões semanais dos Vigilantes do Peso, os participantes são orientados por pessoas adeptas às dietas e que já alcançaram o sucesso, o que é uma fonte de motivação ainda maior.

Eles trocam ideias, tiram dúvidas, orientam e promovem palestras para a reeducação alimentar e a qualidade de vida. Como todos os associados estão no mesmo barco, compreendendo as dores e vibrando as conquistas uns dos outros, o método se fortalece e o processo se torna muito mais fácil e agradável.

Publicidade

Seja para quem participa das reuniões ou para quem não tem tempo, também é possível receber dicas, ver receitas, ter orientações e fazer o monitoramento das refeições via aplicativo de smartphone.

Dica para descobrir o prazer de comer saudável

Depois que recebe a lista de alimentos adequada para o seu IMC, é só usar a criatividade para misturar os alimentos e transformá-los em deliciosas refeições ou petiscos. Veja um exemplo no vídeo abaixo, de como pode até comer brigadeiro se escolher uma versão mais saudável:

Toda dieta deve ser orientada por um nutricionista, de acordo com o IMC, hábitos diários e necessidades nutricionais de cada organismo. As dicas deste artigo não substituem uma consulta ao médico para avaliação prévia, e qualquer efeito diferente do esperado deve ser informado ao seu médico ou nutricionista imediatamente.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM