Certamente você já passou pela experiência de dirigir em dias chuvosos e não conseguir ver quase nada em sua frente. Essa sensação é horrível e gera uma pressão constante para que se evite acidentes. Para evitar esse desgaste, confira essas dicas para prevenir vidro embaçado no carro e torne seus passeios mais tranquilos e seguros.
Dicas para evitar vidro embaçado no carro
Essas não são dicas para a estética do seu carro, nem para aprimorar o desempenho de sua máquina… Porém, essas são dicas que podem salvar a sua vida. O índice de acidentes em dias de chuva é altíssimo, pois o pneu escorrega, o freio não funciona tão bem e a visibilidade é péssima.
O principal responsável por essa má visibilidade, é o vidro embaçado, fator que torna muito importante que se saiba como prevenir esse problema.
1. Detergente
Essa técnica é muito simples e eficaz, pois necessita apenas de detergente e um pano apropriado de microfibra. Para isso, aplique o detergente no vidro do carro e espalhe com o pano. Faça isso até que o detergente se espalhe completamente, até não poder ser mais visto e estará pronto.
O grande segredo dessa técnica reside em explicações químicas, pois o detergente cria uma camada apolar que não se solubiliza na água que é polar. Assim, o detergente consegue quebrar a tensão superficial da água, o que faz com que o vidro não embace.
2. Areia de sílica
Sabe aquela areia utilizada nas caixinhas sanitárias dos gatos? Ela também é útil para evitar vidro embaçado no carro. Porém, não tenha a preocupação de que o seu carro ficará sujo de areia, pois você verá no passo a passo abaixo que essa técnica é muito higiênica e não suja seu carro.
- Preencha a meia com areia de sílica até o calcanhar;
- Dê um nó na meia;
- Cubra essa meia com areia com outra meia, para evitar vazamentos;
- Coloque o saquinho no painel do carro, próxima ao vidro.
Esse método levará alguns dias para surtir efeito, o que significa que ele deve ser preparado previamente a alguma viagem. O seu poder reside na sílica que é excelente para a retenção de umidade, o que previne que o vidro embace.
3. Vinagre e água
Essa é uma boa opção para passar no vidro do carro durante a noite, para que o orvalho não gere o vidro embaçado característico de início de manhã. Para essa técnica, aplique um pano macio, de preferência de microfibra, com vinagre de álcool e passe por toda a extensão do vidro. Assim, será criada uma camada protetora contra esse fenômeno, quebrando a tensão da água.
4. Sabão neutro com álcool
Para essa técnica, você irá solubilizar um sabão neutro em barra em uma porção com álcool suficiente. A quantidade irá depender do tamanho do seu automóvel, o que torna os critérios de medida a sua escolha. Esse produto irá agir de modo parecido com o do detergente, através da quebra da tensão superficial da água. O álcool é importante para evitar que o sabão engordure o vidro depois.
5. Ligar o circulador ao nível máximo
Essa técnica não consiste em nenhum método caseiro para desembaçar vidros, mas em uma atitude simples que pode ser feita no meio do trânsito. Ao ligar o circulador, você promove um equilíbrio nos índices de umidade externa e interna, o que acaba com o vidro embaçado. Assim, você irá evitar esse problema ao direcionar o fluxo em direção ao painel.
6. Abrir as janelas
Se o dia não estiver chuvoso, uma boa opção é abrir os vidros. Isso fará com que haja uma troca de ar entre o meio externo e interno que propicia a remoção desse fenômeno no vidro. Porém, essa técnica possui duas desvantagens: o resultado não é rápido e só se limita a dias sem chuvas, o que é muito ruim, pois nos dias chuvosos é que os perigos são maiores.
7. Folha de jornal
Essa é uma daquelas técnicas antigas que funcionam de verdade. Ao contrário da velha técnica de usar fumo em vidros de fusca para não embaçar, o que gera gordura depois e só funciona a curto prazo, a do jornal é realmente eficaz.
O jornal já é usado para limpeza de vidros em casas e além de limpar as janelas do carro de uma maneira magnífica, ajuda a não embaçar. Isso se deve por conta de sua textura arenosa e da tinta que é liberada em pequena quantidade e não atrapalha na direção. Essa mistura contribui para que se forme uma camada protetora que quebra a tensão superficial da água.
O que fazer quando o vidro do carro embaça
Ligue o ar condicionado na potência máxima (temperatura mínima) com a intenção de desembaçar o mais rápido possível. Isso fará com que as temperaturas internas e externas se igualem, o que acaba com o vidro embaçado depois de algum tempo.
Não passe a famosa flanelinha no vidro. Embora muitas pessoas façam isso, você estará apenas quebrando a camada de água e transformando em gotículas, além de adicionar gordura ao vidro. Ou seja, esse método apenas tornará a visibilidade ainda pior.
Por que o vidro do carro embaça
Essa é uma explicação ligada à química e à física. Para começar, o vidro do carro embaça por conta da condensação da água (quando a água passa do estado gasoso, o ar, para o líquido) nesse material, o que prejudica a visão do motorista.
Essa condensação é gerada pela diferença de temperatura interna com a temperatura externa, quando o interior do carro se encontra mais quente que o exterior. Essa troca de temperaturas faz com que o vapor de água condense e se torne líquido, o que gera o vidro embaçado.