Menu

O impacto positivo do videogame nas pessoas com mais de 60 anos

Os videogames estão aí para todos, oferecendo diversão e até ajudando a fortalecer o cérebro

Crédito: Freepik

Publicidade

A vida é melhor para quem sabe se adaptar às mudanças. A prova disso é o impacto positivo do videogame nas pessoas com mais de 60 anos. Quando essas pessoas nasceram, não havia videogames como hoje. Mas, elas se adaptaram às novas tecnologias e, agora, já aposentadas, estão usufruindo as vantagens desses jogos.

Aumentou o número de gamers idosos

De acordo com dados da empresa de pesquisa Euromonitor, 21% dos cidadãos com mais de 60 anos jogam videogame no mundo.

A mesma pesquisa mostrou que 82% dos consumidores com mais de 60 anos têm acesso a smartphones e 45% utilizam aplicativos de bancos. Com esse grau de digitalização, surge uma maior facilidade de jogar videogame ou jogos em celulares e computadores.

Não por acaso, nos últimos três anos detectou-se um aumento de 32% entre os gamers de 55 a 64 anos, conforme levantamento da GlobalWebIndex.

Publicidade

Os benefícios do videogame na saúde das pessoas mais velhas

Quando o videogame é utilizado de forma equilibrada, sem vício, é muito benéfico para pessoas de todas as idades.

Esses jogos, dos mais variados tipos, estimulam o cérebro, mantendo e melhorando o raciocínio lógico e estratégico, a coordenação motora e até as habilidades de socialização – quando envolve mais jogadores ou um público assistindo.

Para as pessoas com mais de 60 anos esses benefícios são muito interessantes, pois é nessa fase da vida em que começam a surgir doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson) e problemas nas articulações (artrites, artrose).

Em um estudo, voluntários de 55 a 75 anos passaram meia hora jogando o clássico Super Mario 64, diariamente, durante seis meses. Ao final da pesquisa, publicada no periódico científico Plos One, eles apresentaram melhorias na memória de curto prazo e maiores quantidades de matéria cinzenta no cérebro, em comparação àqueles que não tinham o hábito de jogar.

Publicidade

Para obter ainda mais benefícios à saúde, a rotina com videogame deve ser equilibrada com uma rotina de atividades físicas. Veja dicas de exercícios para idosos fazerem em casa.

Artigo com informações de Veja

Sair da versão mobile