O tempo passa, as prioridades mudam e, com o tempo, as coisas vão se readaptando. Entre elas, o sexo. A vida sexual de um casal na melhor idade – e muitas vezes antes disso – pode não ser a mais agitada. Isso por causa de preconceitos ou problemas de saúde. Mas sabia que dá para manter uma sexualidade ativa e saudável em qualquer idade?
Vida sexual ativa na melhor idade
Que o sexo traz muitos benefícios para a saúde, você já sabe. Além de ajudar a manter uma boa saúde do coração, também reduz a dor, fortalece a musculatura, melhora o sono e até ajuda seu cérebro. Mas e quando as coisas não vão bem? Então você tem que entender o que está acontecendo e buscar formas de aproveitar melhor o momento. Veja como fazer isso:
1. Vá ao médico
Primeiro de tudo, é fundamental que você e a pessoa com quem convive, caso esteja em uma relação estável, tenham orientação médica. Isso porque o corpo começa a funcionar de forma diferente, requerendo alguns cuidados.
2. Faça exercício de Kegel
Super fácil de fazer, o exercício de Kegel ajuda a manter a musculatura pélvica fortalecida. Em outras palavras, mas prazer na relação sexual e ainda por cima, maior controle. Além disso, é perfeito para evitar incontinência urinária no futuro. Tem a versão masculina e feminina dela.
3. Converse e seja carinhoso
Falem sobre o que gostam ou não, fantasias e até trivialidades da vida. Falem sobre artes, filosofia, música. Sobre a vida, os filhos, sonhos. O diálogo leva à intimidade e, quanto maior ela for, melhor será a relação sexual. Da mesma forma, o tocar, beijar, dar carinho durante o dia – sem outras intenções – também ajuda no processo.
4. Use lubrificante
As mulheres tendem a sofrer com o ressecamento depois da chegada da menopausa e é super normal. O lubrificante é perfeito para ajudar a tornar tudo melhor, acabando com o desconforto e facilitando a penetração, caso ocorra (sim, nem sempre se precisa de penetração para fazer sexo!).
5. Teste novas posições
Sair da monotonia é fundamental em qualquer idade. Pesquisem e testem posições que sejam confortáveis para ambos e, claro, prazeirosas.
6. Aprenda o tantra
Pode parecer somente uma massagem para alguns, ou estimulação energética para outros, mas o tantra vai além disso. Perfeito para quem tem mais de 50 anos, existem movimentos específicos que ajudam a fortalecer a musculatura, tornando a relação sexual ainda melhor.
7. Invista mais tempo
Sejam criativos e passem mais tempo nas preliminares. O tocar, beijar, apreciar o outro é tão importante (para alguns até mais) do que a penetração em si. Reservem mais tempo para o sexo, um lugar tranquilo e aproveitem.
8. Tenha uma vida balanceada
Claro que não se pode deixar de falar da importância de uma boa alimentação, hidratação e atividade física, né? Uma vida balanceada leva a melhores resultados em todas as áreas, inclusive sexual.
9. Use proteção
Se você costuma ter relações com mais de uma pessoa, ou seja, sem parceiro ou parceira fixa, é fundamental usar preservativo. Existem as versões masculina e feminina, com lubrificante e até aroma, caso você prefiram. Segurança sempre, ok?
Viu como não há motivos para desistir do sexo na terceira idade (ou qualquer outra)? Basta ter paciência e procurar novos caminhos. Acredite, você vai descobrir alguns bem interessantes e pode ser que comece a viver a sua melhor fase. Então, aproveite!