Pesquisadores australianos e belgas investigaram o uso de descongestionantes em crianças. Eles concluíram que utilizar Vick Vaporub pode fazer mal se utilizado em crianças menores de 12 anos, por mais que dê a impressão de algum alívio imediato.
Eles confirmaram que seu uso pode gerar problemas gastrointestinais, sonolência em excesso e outros males.
Apesar de ser eficaz e seguro para adultos, o medicamento não deve ser utilizado em crianças. Na bula, pode-se ler que ele é seguro para maiores de 6 anos e proibido para crianças menores de 2 anos, mas a pesquisa mostrou que Vick Vaporub pode fazer mal se usado em pessoas de até 12 anos.
Além disso, sua eficácia não é comprovada, ficando a cargo da percepção ou melhora natural do organismo, já que gripes e resfriados são passageiros.
Por que Vick Vaporub pode ser prejudicial
A utilização regular de Vick Vaporub pode fazer mal em crianças menores de 12 anos por causar diversos problemas:
- Distúrbios do sono: sonolência excessiva ou insônia podem ser desencadeados pela utilização em crianças;
- Cefaleia: fortes dores de cabeça podem acompanhar os sintomas da gripe, havendo a probabilidade de serem causadas pelos descongestionantes;
- Problemas gastrointestinais: vômito, enjoo, diarreia e dores no estômago também podem acontecer;
- Erupções cutâneas: vermelhidão ou até mesmo erupções na pele podem ocorrer com o uso do medicamento em menores;
- Bloqueio das vias aéreas superiores: entre os sintomas, este talvez seja o pior, pois é para evitar isso que ele é usado. O uso contínuo de descongestionantes é capaz de viciar o organismo e fazer com que não seja mais tão fácil respirar sem ele;
- Convulsões: em menores de dois anos (idade em que é proibido o uso, de acordo com a bula), ele pode causar convulsões, arritmia cardíaca e até morte.
Então, se o famoso Vick Vaporub não deve ser utilizado em menores de 12 anos, o que fazer?
Veja algumas dicas de como aliviar a congestão nasal.
Como aliviar a congestão nasal
1. Lave bem os dutos nasais
Fazer irrigações nasais com soro ou produtos apropriados pode ajudar a limpar a região, eliminando o muco temporariamente.
Ele se formará novamente, mas ao menos estará sendo eliminado e não depositado sob os dutos, causando dores e outras inflamações.
2. Use lenços aquecidos
Se o uso de Vick Vaporub pode fazer mal, que tal assoar o nariz em lenços aquecidos? Colocá-lo no nariz por um minutinho e assoar em seguida, vai ajudar a eliminar uma maior quantidade de muco.
Isso acontece porque o calor ajuda a dilatar os vasos e a deixar o muco mais líquido, facilitando assim a sua saída.
3. Vapor de água
O vapor de água é seu grande aliado durante gripes e resfriados. Tente alguma dessas técnicas:
- Ferva 500 ml de água e inale – de longe – com uma toalha cobrindo a cabeça, para evitar a fuga de vapor. Pode fazer isso com chá de camomila ou com folhas de eucalipto;
- Se tiver sauna disponível, aproveite para usar;
- Tome um banho mais quentinho e só saia do banheiro quando o espelho não estiver mais embaçado. Assim você aproveita o vapor do ambiente;
- Compre um umidificador e o tenha sempre por perto.
4. Nebulização
A nebulização somente com soro fisiológico pode ser feita quantas vezes você quiser ao dia, então aproveite para deixar tudo limpinho.
Ela é melhor do que a vaporização, porque é mais segura e eficaz, então se tiver um nebulizador em casa, é uma boa opção. Mas somente o soro fisiológico, ok? Nada de colocar broncodilatadores ou descongestionantes, pois esses podem ser prejudiciais se utilizados sem recomendação médica.
5. Massagem facial
Fazer uma massagem em pontos específicos do rosto ajuda a eliminar o muco, desobstruir os dutos nasais e reduzir as dores faciais.
Faça movimentos circulares por um minuto em cada seção, nos seguintes pontos:
- No centro da testa, alinhado com as sombrancelhas;
- Acima das asas do nariz;
- Entre a boca e o nariz (no lugar do bigodinho do Chaplin);
- Passe o dedo entre as asas do nariz até as maçãs do rosto.
Claro que ter uma boa alimentação, rica em nutrientes, irá te ajudar a se recuperar mais rapidamente, então invistas em sucos, águas funcionais, como a água de alho. e uma dieta equilibrada.
Busque sempre a orientação do seu médico antes de utilizar qualquer medicamento, natural ou não e faça atividades físicas, preferencialmente se expondo ao sol, para ativar a vitamina D.
Sabe outra coisa boa a fazer quando a gripe ou resfriado chega? Fique perto de quem te faz bem! Cientistas já comprovaram os benefícios do abraço para a saúde.
O que achou das dicas? Compartilhe as suas técnicas nos comentários.