Viagem de avião conheça os principais riscos
Crédito: Pexels

Viagem de avião: conheça os principais riscos para você

Saiba quais são os perigos escondidos em uma simples viagem e como lidar com eles

Publicidade

Se é para aproveitar as férias ou até mesmo por causa do trabalho, aquela tão planejada viagem de avião pode virar um pesadelo. Isso porque ela apresenta riscos que muitos ignoram, achando que será tudo somente maravilhas. Saiba quais são e como lidar em casos como esses.

Perigos em viagem de avião

O avião ainda é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, ao menos no que está relacionado a acidentes. Mas você já parou para pensar em outros perigos que ele pode apresentar? Pois saiba que são muitos e podem ser extremamente graves. Veja quais são os principais e como lidar adequadamente com cada um.

Epidemias globalizadas

Se lembra da época da gripe suína, que o mundo todo entrou em alerta vermelho? Uma das formas de dispersão do H1N1 foi exatamente a viagem de avião. Quando ainda não estava no auge da crise, pessoas doentes embarcavam e contaminavam todos no ambiente. Além disso, contaminavam também os locais onde visitavam – assim como as outras pessoas.

Atualmente, a grande preocupação é com o sarampo, antes já erradicado no Brasil, mas que está ressurgindo com força. Claro que locais fechados como os aviões são excelentes para contágio. Para reduzir as chances de se contaminar, o ideal é que você utilize máscaras cirúrgicas, tanto no aeroporto, quanto no voo.

Publicidade

Surdez temporária ou permanente

Existem duas formas de se ter perda auditiva em aeronaves. A primeira delas está mais relacionada a viajantes frequentes ou mesmo pessoas que trabalham em aeronaves. Isso porque a exposição prolongada a partir de 85 db já causa perda permanente da audição. No caso do avião, são entre 75 e 85 db.

Outra forma menos comum é a perfuração do tímpano, por causa da pressão nessa delicada membrana. Normalmente, ela volta ao normal, mas em cerca de 10% dos casos, há a ruptura. Ela se recupera, mas haverá uma surdez temporária. Para evitar, evite viajar gripado e faça exercícios na decolagem e aterrissagem, como bocejar ou mascar chicletes.

Trombose venosa profunda

Esse é um risco já conhecido, principalmente pelas pessoas com mais idade e que sabem da importância de uma boa circulação sanguínea. Ficar horas em uma única posição, sem poder mexer as pernas, pode levar a um caso de trombose. Somado a outros fatores, há a formação de trombos que podem inclusive percorrer a corrente sanguínea, com resultados fatais.

Por isso é fundamental que, em voos mais longos, você procure levantar a cada hora e caminhar um pouco. Além disso, pode usar meias de compressão e fazer exercícios enquanto estiver na posição sentada, o que vai acontecer a maior parte do tempo. Também é fundamental usar roupas folgadas e confortáveis, bom como calçados.

Publicidade

Câncer

Por mais incrível que pareça, viajar de avião está ficando cada vez mais perigoso para a saúde. Isso porque há uma real exposição a uma radiação que equivale a um exame de raio-x, só que muito mais intenso. Isso acontece principalmente nos polos, tendo diferentes intensidades de radiação em locais diversos do globo.

A radiação que vem do espaço, de acordo com reportagem, “pode levar à modificação do DNA, produzir radicais químicos que podem alterar o funcionamento das células e aumentar o risco do desenvolvimento de câncer”. Uma realidade enfrentada por passageiros frequentes e trabalhadores da área, ainda sem prevenção.

PODE GOSTAR TAMBÉM