Menu

Verme no olho: sintomas, diagnóstico e tratamento

É o tipo de problema que só vai manifestar sintomas quando as larvas estão prejudicando a visão

Crédito: Freepik

Publicidade

O verme de olho é uma condição que traz prejuízos à saúde, principalmente dos olhos, mas que tem cura. Também chamada de bicho de olho ou loíase, essa infecção é causada pela presença da larva Loa loa no organismo. Veja como ocorre a infecção, quais são os sintomas, o diagnóstico e tratamento.

Como o verme de olho é transmitido?

Geralmente, a larva é liberada quando a mosca da manga morde repetidamente a pele, depositando as larvas no sangue.

Então, essas larvas migram para o local definitivo da infecção, que no caso da Loa loa são principalmente os olhos.

Ao chegarem nos olhos, as larvas se desenvolvem até chegarem na fase adulta. Então elas liberam mais larvas que ficam circulando na corrente sanguínea.

Publicidade

Sintomas

Crédito: Tua Saúde

Só por estar com as larvas no sangue, não necessariamente vão surgir sintomas. Mas, quando elas chegam nos olhos, podem causar visão embaçada, coceira ou dor, vermelhidão, manchas escuras na visão e sensibilidade à claridade.

Como mostrado na imagem acima, em alguns casos é possível ver o verme no olho. É importante ir logo ao médico, de preferência ao oftalmologista, para remover a larva e fazer um tratamento para matar todas as outras que estão na corrente sanguínea.

Em outros casos a larva pode ficar embaixo da pele, fazendo surgir pequenos caroços, principalmente nos braços, pernas e perto das articulações, e que não causam dor. Esse é mais um sintoma de alerta para ir ao médico verificar.

Veja também: Verminose: conheça as principais doenças causadas por parasitas

Publicidade

Diagnóstico e tratamento

Ao suspeitar do vermelho no olho, deve-se ir ao médico para fazer uma avaliação e exames de sangue. É importante que a coleta do sangue seja feita de manhã, quando há mais vermes na corrente sanguínea.

Confirmado o diagnóstico, o médico oftalmologista vai recomendar um tratamento de acordo com o quanto a larva está desenvolvida e os sintomas. Podem ser usados:

  • Anti-inflamatórios, como flurbiprofeno ou diclofenaco, em forma de colírio ou comprimido para aliviar os sintomas de dor, vermelhidão e coceira;
  • Antiparasitários, como albendazol, tiabendazol ou mebendazol como comprimidos para eliminar as larvas do corpo;
  • Corticoides, como prednisolona ou hidrocortisona, como colírio para aliviar a coceira e outros sintomas.

Se o médico conseguir ver o verme no olho, pode fazer uma pequena cirurgia de remoção do verme. Mas, todo o tratamento deve ser mantido da mesma forma, pois o verme que está aparecendo não é o único presente no corpo.

Publicidade

Aproveite e veja: 5 cuidados essenciais na área dos olhos

Prevenção do verme no olho

Melhor do que tratar é saber como prevenir. Então, o que você deve evitar é ser picado pela mosca da manga que transmite o verme no olho. Para isso, evite ir a locais com lama, especialmente na sombra ou perto de rios.

Se tiver que se expor a esse ambiente, use sempre repelente de insetos no corpo todo, vista blusa de manga comprida e calça para cobrir a maior parte possível do corpo.

Publicidade

Veja também: Picada de inseto: veja quais são as 10 mais dolorosas

 

Sair da versão mobile