Por vezes usamos inocentemente certos ingredientes, para dar um toque de sabor à comida, mas não sabemos que perigos se escondem na sua recorrente utilização. Hoje vamos falar de cinco venenos alimentares brancos, e muito prejudiciais, especialmente quando usado em excesso:
- arroz branco
- sal refinado
- leite de vaca pasteurizado
- açúcar refinado
- farinha de trigo
São alimentos pobres, com poucas vitaminas, minerais e proteína, ricos em amido e calorias. Estes alimentos potenciam doenças diabéticas e problemas de pressão alta.
- Arroz branco
O arroz aumenta o nível de glicose no sangue, contribuindo para a diabetes. O arroz é processado , para ficar com aquela cor branca, processo que não é nada saudável, tira-lhes os nutrientes, passa a ser quase só amido;
- Sal refinado
O sal de mesa comum é cloreto de sódio, o grande culpado do subida da pressão arterial, de várias doenças cardiovasculares e renais;
- Leite de vaca pasteurizado
O leite é rico em colesterol e gorduras saturadas, o que não é saudável para nós. O processo de pasteurização faz com que ele perca as bactérias que são boas para os intestinos, e que cause tantas alergias em crianças e mesmo adultos. Não devíamos beber tanto leite, mas se de vez em quando precisa da sua xícara de leite faça-o com leite do dia, e não diariamente.
- Açúcar refinado
Talvez o mais demoníaco dos venenos, que na verdade nem é bem um alimento, porque é químico. Para ele ficar branco passa por processos que matam as vitaminas do açúcar não processado. É-lhe adicionado dióxido de carbono, sulfato de cálcio, etc, para ficar bem claro.
- Farinha de trigo
A farinha de trigo é amido puro e não tem nada de natural. O seu processso de produção inclui uma substância, nada saudável, que se chama “aloxana”, que é usada em laboratório e até já provocou diabetes em certas experiências.