Quem passa pela experiência de descobrir e tratar um câncer, e consegue sobreviver, relata uma mudança na forma de ver a vida. É como se tivesse recebido a oportunidade de viver de novo, após perceber que a vida é tão frágil e pode acabar de repente. Essas pessoas passam a aproveitar seu tempo de forma mais intensa, fazendo coisas que, antes, deixavam para depois.
Para o norte-americano Dare Stevens, a descoberta do câncer veio em um péssimo momento de sua vida, quando ele pensava que não poderia ficar pior.
“[O ano de] 2014 foi péssimo para mim. Meu trabalho estava um inferno, eu perdi todo o meu dinheiro, nosso apartamento e acabamos tendo que morar no quarto de hóspedes da casa de um amigo. Minha seguradora cancelou nossa apólice, porque eu não pude fazer os pagamentos. Então, para piorar a situação, notei algumas manchas estranhas na minha pele; procurei um médico e acabei fazendo uma biópsia confirmando que eu tinha câncer de pele”, conta Stevens.
Por onde começar para que as coisas parem de piorar e comecem a surgir soluções? Stevens estava deprimido e buscando forças para seguir em frente, mesmo sabendo que, sem dinheiro, é difícil conseguir tratar da saúde e dar a volta por cima.
Mas, aos poucos, as respostas foram surgindo. Ele descobriu que uma amiga de sua mãe trabalhava para um dermatologista que o aceitou como paciente e tratou o câncer de pele sem cobrar nada por isso.
Com seu principal problema resolvido, Stevens passou a se sentir renovado e muito mais entusiasmado para mudar sua vida para melhor. Ele conseguiu voltar a trabalhar e voltou a ter uma casa para viver com sua esposa e as duas filhas.
Só que como Stevens tinha mudado sua perspectiva de vida, ele queria ir além. Sua esposa tinha o sonho de construir um espaço de lazer no quintal para que eles pudessem aproveitar ao ar livre, se exercitar e ver as meninas brincarem.
Então, Stevens começou a pesquisar inspirações e ideias na internet e fez um projeto para transformar seu quintal vazio e sem graça em uma área de lazer para a família. Para conseguir botar o projeto em prática, ele pediu a todos os amigos e familiares que lhe dessem madeira de presente de aniversário. Os outros materiais ele comprou já usados de um site chamado Craiglist.
Para fazer uma surpresa à esposa, Stevens comprou uma viagem de 5 dias a Nova Iorque – que ela sempre sonhou em conhecer, enquanto ele fazia a obra no quintal.
“Ela tinha uma amiga lá com quem eu tinha planejado secretamente a viagem e eu consegui para elas os melhores lugares para assistir uma peça na Broadway. Eu tive a sorte de conseguir um voo barato ao fazer o pedido com antecedência e percebi que ela precisava de uma folga do trabalho e das crianças”, conta.
As meninas ficaram aos cuidados do pai durante esses dias e até ajudaram na construção. O projeto não foi simples, mas Stevens fez praticamente tudo sozinho. Ele estava determinado a surpreender a esposa e realizar algo apaixonante por sua família e por ele mesmo.
O resultado ficou incrível, com direito a paisagismo e decoração, tudo completinho, pronto para aproveitar. Confira no vídeo abaixo: