sal no café
Imagens: Freepik

Veja por que as pessoas estão colocando sal no café

Se você gosta de surpreender seu paladar, vai querer fazer este experimento.

Publicidade

Só de ler “sal no café” já embrulhou o seu estômago e a pressão subiu? Calma, tem uma explicação para este estranho hábito que algumas pessoas estão adotando.

Acontece que essa nova onda da internet não é apenas uma dica sem sentido. Quem está se destacando com esse assunto é James Hoffmann, um Youtuber especializado em café.

De acordo com James, apoiado em um estudo que foi publicado na revista científica Nature, o sal é capaz de realçar o sabor do café e suprimir seu amargor, acredita?

Veja também: Café pode ajudar a reduzir risco de morte em até 31%, aponta novo estudo

Publicidade

Mas, por que isso acontece? Conforme explicado no estudo, alguns tipos de sal tem o poder de conferir seu próprio sabor salgado e realçar outros sabores, como por exemplo o doce.

Para confirmar o que acreditavam, os cientistas responsáveis pelo estudo fizeram alguns testes com voluntários envolvendo café misturado com determinadas quantidades de sal e açúcar.

Realmente, eles chegaram à conclusão de que colocar uma pitadinha de sal no café com açúcar pode mesmo reduzir o sabor amargo e realçar o sabor doce.

Veja também: Café verde: conheça os benefícios dessa bebida diferente

Publicidade

“Nossos dados mostram que, além de adicionar o sabor salgado desejado aos alimentos, os sais potencializam o sabor por meio da supressão seletiva do amargor (e talvez de outros sabores indesejáveis) e da liberação da supressão de sabores palatáveis, como a doçura”, afirmou o estudo.

Então, você pode fazer o teste aí na sua casa, se não tiver problemas em consumir café, sal ou açúcar. Lembrando que a quantidade de sal deve ser mínima, apenas para realçar o sabor doce e suprimir o amargo natural do café. Vale a pena fazer o experimento e descobrir novos sabores no paladar.

Veja também: Tomar café ajuda a trazer bem-estar no inverno, aponta estudo

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM