O consumo de cálcio é muito importante porque, esse mineral está quase que 100% diretamente ligado na construção e manutenção dos nossos ossos e dentes, sendo ainda responsável pelas contrações musculares, coagulação sanguínea e eficaz transmissão de mensagens e impulsos nervosos.
É natural que com a idade, aconteça uma queda natural do tecido ósseo, e a reposição se torna ainda mais importante, para evitar problemas como a osteoporose, que provoca de forma acelerada o enfraquecimento dos ossos.
O leite sempre foi mundialmente conhecido por ser uma rica fonte de cálcio, mas é importante observar que, assim como ele, temos vários outros alimentos que oferecem o mesmo ou até mais elevado percentual de cálcio, com um bônus a mais, não provocam alergias àqueles que por sua vez, podem ser intolerantes à lactose.
Pensando nisso separamos uma lista com 20 vegetais capazes de fornecer a quantidade suficiente de cálcio que precisamos diariamente.
Lista de vegetais ricos em cálcio
1. Abacate;
2. Amora;
3. Brócolis;
4. Cebola;
5. Couve;
6. Acelga;
7. Alcachofra;
8. Alho;
9. Sementes de girassol;
10. Quiabo;
11. Abóbora;
12. Castanha-do-pará;
13. Gergelim;
14. Amaranto;
15. Vagem;
16. Rúcula;
17. Linhaça;
18. Grão-de-bico;
19. Amêndoas;
20. Nabo.
Uma outra boa opção para equilibrar sua injestão diária, sem consumir o leite nem seus derivados, é a farinha de cálcio. Anote a receita.
Receita de farinha de cálcio
Ingredientes:
- Gergelim: 200 gramas (triturado);
- Semente de girassol: 200 gramas (triturada);
- Linhaça dourada: 200 gramas (triturada).
Modo de preparo:
1. Misture todos os ingredientes e coloque numa forma, se possível retangular;
2. Deixe sua mistura torrar em forno pré aquecido, por 15 minutos, e está pronta sua farinha;
3. Guarde em um recepiente de vidro bem fechado e consuma 1 colher de sopa diariamente em saladas, sopas ou sucos de preferência.
Mas atenção, para uma boa absorção do cálcio, recomendamos consumir diariamente alimentos também ricos em magnésio.
E lembre-se, o consumo além das necessidades diárias pode ser prejudicial a sua saúde, esteja atento.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.