Quando os vasos de barro das suas plantas começam a ficar com um aspecto esbranquiçado, significa que os sais minerais das adubações estão acumulados na estrutura do vaso, como potássio, fósforo, nitrogênio, magnésio e outros.
Isso acontece depois de várias adubações ao longo dos anos, e é normal. Mas, precisa tomar cuidado, pois nenhuma planta deve receber minerais em excesso.
Só que, com esses minerais ali acumulados, a cada rega – ou quando molham na chuva, eles vão sendo liberados para a terra e absorvidos pela planta.
Além do excesso de sais minerais desnecessários, a planta vai ficando desidratada, precisando de regas mais frequentes, e aí fica mais difícil de mantê-la saudável.
Vale ressaltar que esse aspecto esbranquiçado também pode ocorrer nos vasos mais novos, quando você está adubando a planta em excesso, principalmente se for com NPK ou outro adubo mineral.
Quem mora em cidade com praia pode perceber esse mesmo esbranquiçado nos vasos por causa do sal das maresias.
O que fazer para não prejudicar a planta?
A solução mais simples e rápida é trocar a planta de vaso, colocando-a em um vaso de barro novo ou de plástico. Para que o vaso manchado continue tendo utilidade, pode quebrá-lo em cacos pequenos e usá-lo como camada de drenagem no fundo de outro vaso.
Além disso, depois de trocar o vaso, tome cuidado com as adubações. Se o seu vaso era novo e estava esbranquiçado, é sinal de que você estava dando adubo em excesso à planta. Se for isso mesmo, ela não estará com aspecto tão saudável quanto deveria, podendo apresentar manchas de queimado nas folhas.
Uma forma de evitar adubo excessivo e prejudicial é adubar as plantas com esterco curtido ou húmus de minhoca, que são orgânicos. Mesmo se der um pouco mais do que o necessário, eles não queimam a planta.
Tem como limpar?
Agora, se você gosta muito do seu vaso de barro ou não pode comprar vasos novos, tem também a opção de limpá-lo, que é trabalhosa, mas é possível fazer. Veja o passo a passo:
- Retire a planta e toda a terra do vaso manchado. Enquanto isso, mantenha a planta em um local seguro, com a terra envolvendo as raízes.
- Pegue uma escovinha de limpeza, o vaso, e leve tudo para a pia. Esfregue bem o vaso embaixo da torneira para remover ao máximo a camada mais grossa de sujeiras e do esbranquiçado.
- Em seguida, pegue um balde e encha com 1 xícara de vinagre branco e 4 copos de água. Coloque o vaso imerso nessa mistura e deixe agir por 1 hora.
- Passado o tempo, volte a esfregar o vaso com a escovinha. Se tiverem manchas brancas resistentes, use vinagre puro para esfregá-las.
- Termine a limpeza com água e detergente, esfregando bem o vaso, por dentro e por fora.
- Faça um enxágue e ponha o vaso para secar ao sol.
- Se, depois de seco, notar que o vaso ainda está esbranquiçado, vai precisar repetir a etapa do molho em água com vinagre por mais algumas horas. Se estiver limpo, na cor normal, é só colocar a sua planta de volta no vaso.
Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar