Menu

Vasectomia: saiba como é feita e tire as dúvidas mais comuns

Esse procedimento é mais simples do que fazer a laqueadura nas mulheres, então é uma boa opção para casais que não querem filhos biológicos

Crédito: Freepik

Publicidade

A vasectomia é considerada o mais seguro método contraceptivo masculino que existe. Mas, são necessários alguns cuidados importantes até que o procedimento cumpra com sua função sem margem de erro. Saiba agora como é feita a cirurgia e tire suas principais dúvidas sobre a vasectomia.

Como é feita a vasectomia?

Esse procedimento é simples e rápido, feito no consultório do médico urologista mesmo, com anestesia local e leva mais ou menos 20 minutos para ficar pronto.

O médico corta os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Assim, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez.

Para quem é recomendada?

A vasectomia é recomendada para qualquer homem que não queira mais ter filhos biológicos. É importante ter essa certeza, pois, embora tenha chances de ser reversível, pode não ter volta.

Publicidade

Mesmo que o médico volte a ligar os canais que foram bloqueados, o homem poderá não produzir mais esperma, ou até produz, mas não são férteis.

Isso porque, depois de alguns meses com a vasectomia, sem a possibilidade de liberar os espermatozoides, o organismo entende que pode deixar de produzi-los, já que são inúteis.

Aproveite e veja: Anticoncepcional masculino: conheça quais são os 5 métodos

Como é a recuperação?

Nos primeiros dias é dolorido, assim como a maioria dos procedimentos cirúrgicos, ainda que seja algo simples.

Publicidade

É comum acontecer de os canais deferentes inflamarem devido ao corte e, com isso, o escroto fica mais sensível, causando desconforto para caminhar ou sentar nos primeiros dias.

É importante manter todos os cuidados médicos para garantir que essa etapa inicial do pós-operatório seja rápida e mais fácil de lidar.

Depois de uns 3 dias, o homem já se sente melhor e pode até voltar a dirigir. Antes disso, é melhor ficar em repouso.

Publicidade

As atividades sexuais podem voltar depois de uma semana, dependendo de como o homem estiver se sentindo.

Quanto tempo leva para a vasectomia fazer efeito?

Embora o caminho para a passagem dos espermatozoides até o pênis tenha sido bloqueado imediatamente após a cirurgia, ainda podem ter restado espermatozoides nos canais.

São necessárias cerca de 20 ejaculações para eliminar por completo os espermatozoides que ficaram ali desde antes da cirurgia.

Publicidade

Então, nos 3 primeiros meses depois da vasectomia, é recomendado que se mantenham outros métodos contraceptivos, como camisinha e anticoncepcional, pois existe o risco de uma gravidez acontecer.

Para ter certeza de que já está seguro não usar mais métodos contraceptivos, o homem pode pedir ao médico para fazer um exame de contagem de espermatozoides.

Depois da cirurgia o homem continua ejaculando?

Crédito: Tua Saúde

Sim, continua, pois o esperma que sai na ejaculação não é composto só de espermatozoides. Ele é um líquido constituído por espermatozoides (produzidos nos testículos) e outros fluidos produzidos na próstata e na vesícula seminal, que ajudam os espermatozoides a se mover até o pênis.

Publicidade

Então, no processo normal, os espermatozoides saem dos testículos, passam pelos canais deferentes e chegam na vesícula seminal e na próstata, onde vão se encontrar com os outros fluidos para serem levados até o pênis e serem expelidos na ejaculação.

Depois da vasectomia, esses fluidos vão continuar sendo produzidos na vesícula seminal e na próstata, e vão ser eliminados na ejaculação, mas não vão conter os espermatozoides porque o caminho deles está bloqueado.

Então, o esperma continua sendo produzido e a ejaculação continua existindo, mas sem os espermatozoides.

Publicidade

O homem deixa de produzir espermatozoides?

Na maioria dos casos, sim. Como o canal de passagem dos espermatozoides é bloqueado, eles não conseguem subir para a vesícula seminal. Eles ficam ali por algum tempo e são absorvidos pelo organismo.

Com o tempo, o corpo percebe que não faz mais sentido produzir espermatozoides, já que eles não estão seguindo seu caminho normal e estão morrendo logo na saída dos testículos. Em alguns casos, os homens continuam produzindo espermatozoides, só que eles ficam mais fracos, inférteis.

Depois da cirurgia existe risco de impotência?

Não se pode dizer que não existe risco, mas é muito baixo, já que o procedimento é feito apenas nos canais deferentes que estão dentro do escroto, não afetando o pênis.

Publicidade

O que pode acontecer é um efeito psicológico, por medo ou ansiedade, que faz o homem não conseguir ter uma ereção igual a antes. Mas, não é impotência, é só questão de acostumar com a nova condição e tudo voltará ao normal.

Por que homens brocham? Principais causas e o que fazer

Pode diminuir o prazer sexual?

Não. Assim como a vasectomia não afeta o pênis, ela não afeta o prazer sexual porque não afeta as sensações do pênis e nem a produção de testosterona, que é o hormônio responsável pela libido.

Publicidade

Tem reversão?

Depende. Em alguns casos a vasectomia pode ser revertida através da religação dos canais deferentes. Mas, não significa que o homem vai voltar a produzir espermatozoides ou que eles vão voltar a ser férteis.

Tudo vai depender do tempo que já se passou após a cirurgia. Quanto mais tempo passar, menores são as chances de voltar a ter espermatozoides férteis, capazes de gerar uma gravidez.

Precisa continuar usando camisinha?

Por motivo de gravidez, a camisinha passa a ser dispensável depois que o homem já tem certeza de que não há mais espermatozoides em seu canal deferente. Mas, é importante continuar usando preservativo para se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade

Veja também: Cueca apertada pode causar infertilidade no homem?

Sair da versão mobile