Cerca de 38% da população brasileira sofre com um dos 6 estágios das varizes, de acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. No estágio 4 das varizes, além das veias dilatadas, tortas e azuladas que ficam bem evidentes sob a pele, formam-se também umas manchas na pele, como se fossem manchas de melasma, aquelas marrons, de diferentes tamanhos e bordas irregulares. Mas não é melasma.
O que são as manchas causadas pelas varizes?
As manchas que surgem nas pernas de pessoas com varizes em grau 4 se chamam dermatite ocre ou lipodermatoesclerose.
Essas manchas acontecem por causa do mau funcionamento das veias que acumulam o sangue na parte inferior das pernas, aumentando a pressão sanguínea no local.
Com isso, ocorre o extravasamento do sangue junto com o acúmulo de um pigmento chamado hemossiderina na pele.
Por ser composto pelo mineral ferro, o pigmento deixa uma coloração marrom, e assim as manchas se formam, ocorrendo principalmente na parte da frente da perna.
Tem como tratar?
É importante manter o tratamento das varizes sempre em dia, com acompanhamento médico, para evitar chegarem nesse estágio das manchas. Mas, se já tiver as manchas, mesmo fazendo o tratamento das varizes, é um problema de difícil reversão.
O médico deve avaliar as manchas e recomendar algum produto que possa ajudar no clareamento delas. Existem cremes clareadores e tratamentos dermatológicos que amenizam as manchas, mas só o médico poderá dizer o que é melhor fazer em cada caso.