A valeriana é uma planta de nome científico Valeriana officinalis, nativa da Europa, onde nasce de forma espontânea. A planta possui lindas flores que se formam em buquês e oferece excelentes efeitos medicinais para a saúde. Confira quais são e como fazer o uso correto.
Para que serve a valeriana
A parte da planta que serve para uso medicinal é a raiz. É nessa parte que o seu princípio ativo está concentrado. Seu efeito é calmante, aliviando a ansiedade e facilitando o sono.
1. Ansiolítico
O principal efeito dessa planta é ansiolítico, ou seja, contra a ansiedade. Ela é considerada uma das melhores alternativas na medicina natural para o controle dos sintomas de quem sofre com ansiedade.
2. Antidepressivo
Sozinha, ela não é o remédio mais eficaz para curar a depressão. Ao mesmo tempo, pode fazer parte do tratamento, pois também possui efeitos positivos que atuam em conjunto com outras medicações, mantendo a pessoa mais relaxada e tranquila.
3. Alivia os sintomas mais fortes da TPM
Mulheres que sofrem com a TPM podem conseguir um bom alívio usando a planta. Ela vai atuar no controle da cólica, do mal estar geral e até mesmo dos sintomas como alterações de humor repentinas.
4. Facilita o sono
Pelo mesmo princípio ativo que faz essa planta ser um ótimo ansiolítico, ela também facilita o sono, ajudando a dormir mais rápido e melhor. É mais leve do que medicamentos que “apagam” a pessoa, o que é um benefício para quem quer apenas dormir normalmente.
5. Melhora as funções cerebrais
Atuando no cérebro existe um hormônio chamado acetilcolina. Ele é essencial para funções cognitivas, melhorando a capacidade de aprendizado e de memória. Como efeito natural, existe uma enzima chamada acetilcolinesterase, que tem a função de remover o hormônio acetilcolina do cérebro. Então, ela vai impedir que essa retirada aconteça, mantendo a atuação da acetilcolina por mais tempo.
Como usar
A valeriana pode ser comprada na farmácia ou em lojas de produtos naturais. Se preferir e tiver acesso à planta, pode utilizar a raiz fresca.
Cápsulas
As cápsulas são compostas pela raiz da planta em pó. Inicialmente, a recomendação geral é para tomar 2 cápsulas ao dia. O ideal é que tenha recomendação médica para usar, assim evita misturar com medicamentos e o especialista ajuda a observar se o resultado do uso está sendo bom.
Tintura
A tintura é um extrato alcoólico que você pinga na água, apenas algumas gotas, mistura e toma. A quantidade recomendada é de 10 gotas para meio copo de água três vezes por dia. Essa é uma quantidade padrão, que pode variar para cada pessoa. Comece com essa quantidade e observe como o seu organismo reage.
Cápsulas ou tintura mistas
Existem também opções de cápsulas ou tintura que a misturam com mulungu e passiflora. São três plantas recomendadas para quem sofre com ansiedade, então assim é possível obter um efeito mais forte.
Chá
A forma mais comum de usar essa planta é comprando suas raízes desidratadas para fazer chá. Misture uma colher de sopa de raízes em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Depois é só coar e beber.
Essa planta emagrece?
De forma indireta, sim. Pelo fato de ela ajudar a manter a pessoa mais calma, tranquila e a dormir melhor, evitam-se os efeitos que fazem ter vontade de comer o tempo todo. Então, a planta em si não faz emagrecer, mas inibe os gatilhos que incentivam a engordar, como comer fora de hora.
Efeitos colaterais e cuidados a ter
Os efeitos colaterais podem acontecer, em especial se a dosagem ingerida for muito alta. Por isso é que deve começar ingerindo pouco, observando a reação do organismo, para só então aumentar a dose, caso necessário.
Pessoas que já fazem uso de qualquer outra medicação, principalmente para controle do sistema nervoso, devem consultar o médico antes de começar a usar essa planta. Quem faz uso do medicamento loperamida não deve usá-la, pois os efeitos colaterais tendem a ser fortes, como tontura, agitação e confusão mental.
Quem sofre com pressão baixa também pode sentir os efeitos colaterais, pois ela tende a baixar a pressão arterial. Então, não significa que o uso seja proibido, mas deve ser bem controlado.
Outro cuidado importante é para as pessoas que têm profissões de risco, como quem trabalha com maquinário pesado de obras. Também quem atua em atividades que existem muita atenção e precisão, inclusive dirigindo. Como pode causar sonolência, é melhor não fazer uso antes dessas atividades, por questão de segurança.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se toma qualquer outro tipo de medicação, consulte o médico antes de usar a valeriana.