A valeriana é uma planta europeia, mas bem difundida no Brasil. Seu nome científico é Valeriana officinalis e ela é tão utilizada porque oferece muitas propriedades medicinais. Boa parte dessas propriedades atuam no cérebro, aliviando sintomas de problemas como depressão, sintomas de TPM, insônia, dificuldade de usar a memória, nervosismo e ansiedade. O que você vai conhecer a seguir são os benefícios da valeriana para ansiedade.
Benefícios da valeriana para ansiedade
Tratar da ansiedade é o principal benefício medicinal dessa planta, pois ela ajuda a acalmar o corpo e a mente, por isso que também é boa para outros problemas que causem descontrole das emoções.
Melhora as funções do cérebro
É importante que as pessoas ansiosas consigam lidar melhor com seus pensamentos, e ajuda quando a cabeça está mais organizada. Existe um hormônio no cérebro chamado acetilcolina que atua em funções cognitivas, melhorando a memória e o aprendizado. Esse hormônio é naturalmente eliminado pelo organismo, mas a valeriana faz com que ele fique por mais tempo, intensificando seu efeito.
Estimula o sono
Muitas vezes, quem sofre com a ansiedade simplesmente não consegue pegar no sono ou se manter dormindo por horas a fio e acaba desenvolvendo a insônia. Esse problema afeta a vida em todos os aspectos, pois a pessoa fica sem energia, sonolenta, irritada, piorando ainda mais a ansiedade.
Acalma
Mesmo quando não é hora de dormir, pode tomar uma xícara do chá de valeriana para ansiedade quando tiver um dia estressante ou não estiver se sentindo bem. Procure tomar o chá em lugar calmo, silencioso e agradável, onde possa respirar fundo e aliviar a tensão.
Como consumir?
Existem diferentes maneiras de consumi-la, o ideal é que tenha recomendação médica sobre qual é a forma mais recomendada para cada caso.
O jeito mais comum de consumir a valeriana é em forma de chá. Compre raízes desidratadas da planta e misture 1 colher de sopa em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão até amornar e pode beber.
Outra forma em que a planta se encontra e que é recomendada para tratar a ansiedade é em cápsulas ou em tinturas mistas, que também oferecem o efeito calmante da passiflora e do mulungu, por exemplo. A quantidade a ser tomada por dia deve ser recomendada pelo médico.
Contraindicações e cuidados a ter
O chá de valeriana para ansiedade é contraindicado para gestantes, pessoas com pressão baixa, quem toma loperamida e qualquer outra medicação que sirva para controlar o sistema nervoso.
Quem atua em profissões de risco ou dirigindo, deve tomar o chá apenas antes de ir dormir, quando não vai precisar trabalhar e assumir nenhuma responsabilidade nas próximas horas.
Um cuidado muito importante a ter é tomar no máximo duas xícaras do chá ao dia, pois em excesso o efeito poderá ser o oposto, com agitação e dificuldade para dormir.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se toma qualquer outro tipo de medicação, consulte o médico antes de usar a valeriana.