Vaidade na terceira idade
Crédito: Freepik

Vaidade na terceira idade: parar de pintar os cabelos + 7 dúvidas

Depois dos 60 anos o corpo começa a exigir certos cuidados, mas nem por isso é necessário deixar a vaidade de lado

Publicidade

O envelhecimento do corpo é um processo natural e precisa ser aceito com amor-próprio. Mas, não significa que precise deixar de lado todos os cuidados que já costuma ter com a estética, afinal, cuidar do visual é importante para a autoestima e a qualidade de vida. Por outro lado, quanto mais o corpo envelhece, mais sensível fica, então é preciso fazer adaptações e tomar alguns cuidados extras ao pensar na vaidade.

Dúvidas sobre vaidade na terceira idade

Posso continuar tingindo o cabelo?

O cabelo da pessoa idosa vai ficando mais fraco com o passar do tempo, e seu couro cabeludo vai ficando mais sensível. Então, pode sim continuar tingindo o cabelo para esconder o grisalho, mas deve evitar os produtos com química forte, tipo amônia e água oxigenada. É recomendado dar preferência para pigmentos naturais ou tonalizantes. Escolher cores claras também ajuda, pois assim não precisa retocar a raiz com tanta frequência.

1. Posso continuar a ter unhas pintadas e compridas?

As unhas compridas ou pontudas podem oferecer risco, caso a pessoa idosa não tenha mais os reflexos tão aguçados e a coordenação motora tão ágil. Como a pele idosa fica mais fina e menos elástica, qualquer arranhão com a unha comprida pode resultar em um machucado.

Além disso, é preciso considerar a higiene embaixo das unhas, que pode não ser tão boa quando o idoso não enxerga mais tão bem. Se não tiver esses problemas, pode continuar usando as unhas compridas.

Publicidade

Sobre pintar as unhas, não tem restrição. Se a pele não apresentar reações alérgicas ao esmalte é até bom usar para manter as unhas mais fortalecidas.

2. Posso continuar usando salto alto?

Essa é uma questão que depende de como está o equilíbrio e a força da pessoa idosa. Usar salto alto com frequência não é bom em qualquer fase da vida, pois sempre prejudica. Na terceira idade é ainda pior, podendo causar mais dores, deformidades (joanetes) e falta de sensibilidade nos pés porque afeta o fluxo de sangue.

Se a pessoa estiver com menos força muscular ou problemas nas articulações, não deve usar salto alto, pois existe um grande risco de queda. Os menos recomendados são os saltos agulha, bicos finos e solados finos. Se quiser usar um saltinho, o melhor é escolher saltos quadrados, não muito altos e que “abracem” bem o pé para garantir uma pisada firme e confortável no chão.

3. Posso continuar usando maquiagem?

Pode, desde que escolha os produtos ideais para pele sensível e ressecada, como é a pele madura. Hoje em dia existem produtos para todos os tipos de pele, e os melhores são os cremosos, evitando que a pele fique desidratada e descamada.

Publicidade

Além disso, se quiser manter uma rotina com maquiagem, precisa pensar nos cuidados extras com a pele, como remover a maquiagem todos os dias antes de dormir, evitar esfregar muito a pele na hora de lavar e usar loções hidratantes. O médico dermatologista poderá recomendar os produtos ideais para o seu tipo de pele.

4. Posso continuar pegando sol?

Em qualquer idade, pegar sol é importante para absorver vitamina D, mas desde que use filtro solar e que prefira o sol mais fraco do dia, que é antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas. A pele idosa exige ainda mais esses cuidados, pois é mais fina e mais suscetível a manchas, hematomas e lesões. Quando não estiver usando filtro solar, deve usar um bom hidratante para manter a pele mais elástica e saudável.

5. Posso fazer academia?

Praticar atividade física é bem importante, inclusive para pessoas idosas. O ideal é consultar seu médico para ver como está o coração, as articulações e a força muscular antes de começar a malhar, principalmente se for levantar peso. Na academia também é importante estar sempre com um treinador por perto para evitar lesões.

Publicidade

6. Posso fazer plásticas e preenchimentos?

O primeiro passo é sempre consultar seu médico. Antes de qualquer cirurgia, o paciente precisa passar por uma avaliação médica, e é isso que vai determinar se ele pode ou não fazer alguma plástica. O mesmo vale para os preenchimentos menos invasivos. Se o dermatologista avaliar a pele e a saúde do paciente, e julgar que não tem problema fazer, então tudo bem.

7. Posso fazer clareamento dental e usar aparelho?

O clareamento dental não costuma apresentar risco ou contraindicação, mas é preciso ter cuidado com o aparelho ortodôntico. O dentista fará uma avaliação da saúde periodontal do paciente, analisando o desgaste dos ossos e das gengivas, para saber se é possível colocar o aparelho sem causar fraturas.

Veja também: 17 Cortes de cabelo modernos para senhoras de 70 anos.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM