A região íntima é muito propensa à umidade e ao aumento de temperatura. Isso faz com que ela exija cuidados específicos e higiene não mais do que o suficiente. Desse modo, confira essas 12 dicas para ter uma vagina saudável.
12 Dicas para ter uma vagina saudável
Ter uma vagina saudável deve ser uma preocupação de todas as mulheres. Isso porque a região íntima pode ser muito afetada por fatores externos e tem, naturalmente, um ambiente propenso à proliferação de bactérias prejudiciais à saúde. Se você acha que, para ter uma vagina saudável, só basta lavá-la muitas vezes, você está muito enganada. Fique atenta a essas dicas.
1. Cuide do pH
Procure comprar produtos que possuam um pH ideal para essa área, caso contrário, as bactérias naturais do corpo humano, que ajudam a proteger essa região, podem ser eliminadas.
Priorize sempre sabonetes neutros, não necessariamente os feitos exclusivamente para a área íntima.
2. Vá ao médico
Ir ao ginecologista a cada seis meses ou menos não é um exagero. É extremamente importante que você se consulte com seu médico mais de uma vez por ano ou sempre que sentir algo errado em seu organismo.
3. Hidrate-se
A hidratação do corpo é fundamental para manter a função autolimpante da vagina. A lubrificação natural e a flora bacteriana funcionam com um mecanismo de limpeza da região. Por isso, lavá-la excessivamente também não é o recomendado.
4. Coma frutas
Pesquisadores afirmam que existe uma relação entre a ingestão de frutas frescas e a diminuição no número de infecções vaginais. Elas colaboram diretamente nos índices de bactérias benéficas para a região da vulva.
5. Consuma iogurte
O iogurte natural tem uma relação direta com a vagina. Ele é um alimento rico em probióticos e bactérias boas, regulando o pH e ajudando a reduzir o risco de contaminação por meio de vírus e bactérias que causam o mau odor.
6. Tenha atenção com a roupa íntima
É importante que a sua roupa íntima esteja sempre limpa. Evite reutilizá-la antes de lavar. Assim, evita-se bastante os riscos de infecções externas.
Além disso, o uso excessivo de calcinhas, principalmente se forem de materiais sintéticos, como o nylon, prejudica a saúde da região genital. Por isso, dê sempre preferência ao algodão e, sempre que possível, fique sem calcinha para não deixar a região abafada.
7. Repense os absorventes
Normalmente feitos de plástico, os absorventes externos impedem que o tecido vaginal respire. Se quiser pensar em outras alternativas, experimente o copo coletor menstrual, que dura por uma média de 10 anos e não polui tanto o meio ambiente.
8. Faça exercícios
Para além dos exercícios físicos tradicionais, invista um tempo para trabalhar o seu períneo. Essa é a região que engloba um conjunto de músculos que ficam ao redor da uretra, vagina e ânus.
Trabalhando os músculos dessa região, você aumentará a sensibilidade da área, sentirá mais prazer na hora do sexo, além de prevenir a incontinência urinária e ajudar na prevenção das cólicas menstruais.
9. Limpe-se no sentido certo
Nunca, depois de fazer xixi, passe o papel higiênico no sentido do ânus para a vagina., mas sempre da vagina para o ânus. Esse modo de limpeza evita que gerem infecções decorrentes de bactérias fecais.
10. Prefira roupas folgadas
Roupas apertadas como jeans ou calças muito justas impedem a correta circulação de ar na região vaginal. Por isso, opte por roupas que possibilitem maior liberdade de movimento para você e que deixem sua vagina menos abafada.
11. Lavagem pós-sexo
Depois de uma relação sexual, a região vaginal fica exposta a diversas bactérias e infecções. Por isso, é importante que se tome banho logo após o sexo, ou, pelo menos, faça uma higienização do local.
12. Não use peças molhadas
Ir para a praia ou ficar o dia inteiro na piscina é uma delícia, mas pode fazer mal para a sua vagina. Sempre que usar biquini, procure não ficar muito tempo com a calcinha molhada, pois isso é ainda melhor para a proliferação de bactérias danosas.
O mesmo vale para toalhas: não compartilhe e evite usá-las quando são secaram adequadamente.
Saiba mais sobre a higienização no vídeo: