Uma pesquisa traz uma notícia de esperança para os alérgicos: uma nova vacina para rinite conseguiu diminuir as incômodas crises em 79% dos casos estudados.
A rinite alérgica é um problema que afeta várias pessoas, principalmente quando o tempo está seco e frio. Isso porque esse clima faz com que o nariz produza muita coriza, para além de causar coceira e espirros. Ela acontece devido a uma inflamação na mucosa do nariz causada por uma reação alérgica de substâncias presentes no ar. Poeira, pólen, fumaça, ácaros, flores e perfumes são alguns dos fatores que podem iniciar uma crise.
A pesquisa
A vacina para rinite se mostrou uma resolução efetiva depois de uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. O estudo demorou 10 anos para ser concluído e 281 pessoas participaram da pesquisa. Em 2016 foi publicada na revista brasileira, editada em inglês, “International Archives of Otorhinolaryngology”, que evidencia estudos da área de otorrinolaringologia.
Para que o tratamento com a vacina para rinite seja realizado, o paciente deve fazer alguns exames para, assim, saber quais são as substâncias que desencadeiam a alergia. É importante saber quais são exatamente, pois cada vacina é feita especialmente para cada paciente com o agente causador das crises.
O tratamento pode levar meses ou até mesmo anos, em razão de que são aplicadas pequenas quantidades do agente alergênico no corpo. Isso ocorre de forma lenta e gradual, para que o paciente não desencadeie uma reação alérgica exagerada. Com o tempo, se desenvolverá uma imunidade ao que antes lhe causava alergia.
A vacina funciona mesmo?
A vacina para rinite não a cura, mas faz com que a pessoa que a tomou tenha menos sensibilidade ao agente que desencadeia a rinite. O tratamento pode levar de 1 a 5 anos e promete a quase imunidade aos agentes. Durante o estudo, 79% dos 281 voluntários eliminaram as crises de espirro, a coceira e o excesso de coriza.
Conselhos para aliviar a rinite
A vacina para rinite é uma forma surpreendente de se livrar das crises, mas existem também algumas mudanças básicas que podem ser feitas no dia a dia que aliviam a alergia e impedem que ela ataque tão regularmente. São algumas mudanças simples que qualquer um pode realizar.
1. Evite produtos com cheiro forte
Alguns produtos como sabonetes, cremes, perfume e produtos de limpeza tem cheiro muito forte, e isso pode irritar o seu nariz e intensificar a rinite. Então quando estiver passando por uma crise de rinite evite esses produtos muito cheirosos, e de preferência aos que não possuem fragrâncias ou que tenham fragrâncias mais suaves.
2. Coma alimentos com quercetina
A quercetina é um antioxidante presente no brócolis, cebola e maçã, que é eficiente na diminuição da histamina no corpo. A histamina é uma substância responsável por desencadear o processo alérgico. Então o consumo regular de alimentos com quercetina diminui as chances de iniciar uma crise alérgica.
3. Faça a limpeza nasal diariamente
Tudo que você respira acaba ficando grudado na sua mucosa nasal e a sua limpeza retira estes corpos estranhos. A higienização também contribui na remoção das crostas de secreção que a rinite produz e assim melhora a sua respiração. Você deve realizá-la com soro fisiológico duas vezes ao dia pingando o líquido no nariz.
4. Umedeça o ar
Quando a umidade do ar está baixa, as vias aéreas acabam ficando ressecadas. Isso é um problema, pois a secreção natural do nariz acaba sendo comprometida e ela é fundamental na proteção nasal.
Quando ela fica seca, o seu nariz fica suscetível à entrada de bactérias, vírus e agentes alergênicos. O tempo seco ainda colabora para o espalhamento da poeira e da poluição. Você pode umidificar o ambiente usando bacias com água, panos molhados e umidificadores de ar.
5. Lave os olhos com soro fisiológico
Olhos irritados e lacrimejantes são um sintoma comum durante uma crise de rinite. Para isso, basta lavar os seus olhos diariamente com soro fisiológico quando estiver tendo uma crise. O soro alivia a irritação e também ajuda a prevenir mais problemas.
6. Beba bastante água
Todos sabem que beber água é importante para o funcionamento do corpo humano, mas ela também é uma grande aliada na prevenção das crises de rinite. Quando se está hidratado, as mucosas nasais e do pulmão funcionam melhor e isso evita o surgimento de novas crises.
Fonte: NCBI