Menu

Vacina para covid começará a ser testada com 5 mil voluntários em Salvador

Última fase de testes da vacina contra a covid-19

Crédito: Freepik

Publicidade

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade de Salvador recebe doses da vacina contra covid para testes. Como o Brasil é um dos epicentros da pandemia, ele foi escolhido como o local ideal para realizar os testes para a nova vacina.

A vacina

Felizmente, a vacina já está na última fase de testes, sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e produzida por uma empresa sueca, a farmacêutica AstraZeneca. Por enquanto, ela é a que está em melhor estágio de desenvolvimento, faltando poucos passos para que esteja disponível para o público.

Existem hoje cerca de 200 vacinas em desenvolvimento, em diferentes fases. Primeiro, elas são testadas em animais de laboratório, como ratos. Se funcionar, passam para o teste em humanos, em 3 faixas: testes de pequena escala com acompanhamento total; testes com centenas de pessoas aleatórias e acompanhamento; e testes com milhares de pessoas, que está acontecendo agora.

Como foi feita

A vacina funciona ativando os anticorpos da pessoa, contra uma determinada doença. Para isso, uma das opções, é inocular o vírus ou bactéria inativos, a fim de estimular a reação do organismo, deixando-o protegido contra a doença. A vacina contra covid é produzida através da junção de um adenovírus enfraquecido e o material genético do Sars-Cov-2.

Publicidade

Se tudo der certo, a empresa afirma que em setembro o mundo já vai poder contar com 100 milhões de doses da vacina. Agora é esperar que os governos se preparem para comprar uma quantidade suficiente para seus países e que a farmacêutica não decida supervalorizar o preço, tornando a vacina acessível para todas as pessoas.

Sair da versão mobile