Menu

Uva-passa é melhor do que a versão fresca, garante pesquisa

O tipo da uva-passa também importa na hora de colher os benefícios. Veja qual é o melhor

Crédito: Freepik

Publicidade

Você prefere uva-passa ou fresca? Pois saiba que, quando o assunto é antioxidante, as passas dão um show! Entenda como isso acontece, tudo com base em pesquisa.

O que disse a pesquisa

De acordo com a Universidade de Berkeley, dos EUA, as passas são muito melhores do que as uvas frescas quando o assunto é quantidade de antioxidantes. Eles são fundamentais para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento das suas células. Ou seja, quanto mais dessa substância, mais bonita e saudável fica sua pele, unhas e todo o organismo.

A pesquisa mostrou que a uva-passa tem “quase três vezes a capacidade antioxidante das uvas vermelhas e verdes”. Ela é um dos alimentos mais ricos, sendo excelente para a saúde. Mas essa concentração tem um bom motivo: você precisa desidratar cerca de 170 gramas de uvas frescas para fazer quase 30 gramas de passas.

Benefícios

Por mais que as passas sejam ótimas para combater os radicais livres, outros nutrientes se perdem no processo de desidratação da uva, como a vitamina C, por exemplo. Mas ainda são uma ótima fonte de fibras, proteína, cálcio,  potássio, ferro e outros minerais. Contém também polifenóis que ajudam a combater doenças como Parkinson, Alzheimer e até o câncer.

Publicidade

Também é importante lembrar que, enquanto 1/2 xícara de uvas frescas tem 50 calorias, a mesma quantidade de passas tem 220 calorias! Uma diferença considerável, que deve ser pesada antes de sair colocando uva-passa em tudo, por mais que deixe a sua receita ainda mais especial.

Passas pretas ou brancas?

Para escolher entre as passas pretas — mais comuns — e as brancas, você tem que pesar alguns pontos. Primeiro de tudo, é importante saber que as brancas têm mais antioxidantes, por causa do seu processo de secagem. Nele, é utilizado o sulfito, que pode ser terrível para quem sofre com alergias e asma, então o melhor seria a preta para essas pessoas.

Ou seja, se você não tem problemas respiratórios, melhor optar pela variedade branca. Mas é claro que o ideal é ter uma alimentação balanceada, se possível, com a ajuda do seu médico ou nutricionista. Assim, você pode ter todos os nutrientes necessários à disposição no seu prato, cuidando cada vez melhor da sua saúde e da sua família.

Já se animou com o que a uva-passa tem para te oferecer? Então teste algumas dessas receitas:

Publicidade
Sair da versão mobile